Lavouras de café nas principais regiões produtoras já estão com potencial produtivo comprometido para a próxima safra

As lavouras de café sofrem um grande estresse neste momento, o que pode ser um complicador para a atividade no próximo ano. Era aguardada uma superssafra, mas a tendência é que, dependendo de uma condição em curto prazo, a superssafra pode estar prejudicada. Essa é a avaliação de José Braz Matiello, engenheiro agrônomo da Fundação Procafé.
Em função de um menor volume de chuvas, do calor, do frio e de algumas doenças, lavouras ficaram desfolhadas em várias regiões do país. A falta de água é grande e o solo não possui armazenamento suficiente, além de o ar contar com uma umidade baixa neste momento, levando a uma perda de água maior. Estes fatores, para Matiello, indicam uma deficiência de reservas para a frutificação da colheita em 2018.
A folhagem do café, como ele destaca, é a reserva da planta para passar por este período. Assim, pode não sobrar para a florada do café, que utiliza muita reserva. A medida em que a desfolha aumenta, reduz o número de frutos por ramo.
Ele diz ser difícil saber de antemão o quanto a próxima safra será menor do que o esperado. Tudo irá depender da retomada das chuvas. Variando de região para região, ainda há reserva para gastar em um período mais curto.
Para que as floradas ocorram e para que as plantas recuperem suas reservas, são necessárias chuvas de 20mm. "Se puder 40mm, melhor ainda", aponta o engenheiro agrônomo.
2 comentários
Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã
Média de embarques e faturamento do café torrado nos 15 dias de dezembro/25 recuam no comparativo com mês inteiro do ano passado
Chuvas abaixo do esperado no BR consolidam ganhos do café arábica no fechamento desta 2ª feira (22)
Mapa alerta para café torrado com irregularidades
Mercado cafeeiro mantém volatilidade e avançava moderadamente na manhã desta 2ª feira (22)
alexandre maroti nova resende - MG
CAFÉ: Situaçao é critica, só nao vê quem n quer...
quem cultiva café sabe: Num ano ele te dá lucros bons, no outro ele te arranca as calças! Brincadeiras à parte, isso é a eterna incerteza do empreendedor agropecuário que depende do planeta colaborar para obter bons resultados. Espero não ter falado MUITA besteira..
alexandre maroti nova resende - MG
É realmente este aumento de produção pode ñ vir... e se o clima ñ colabora pode é diminuir a produção ... e ficar abaixo da ultima safra.
E vamos torcer para que em janeiro não dê um veranico severo como já os climatologistas estão falando por conta da influência do laninha pra não afetar a granação do grão.