Lavouras de café nas principais regiões produtoras já estão com potencial produtivo comprometido para a próxima safra

As lavouras de café sofrem um grande estresse neste momento, o que pode ser um complicador para a atividade no próximo ano. Era aguardada uma superssafra, mas a tendência é que, dependendo de uma condição em curto prazo, a superssafra pode estar prejudicada. Essa é a avaliação de José Braz Matiello, engenheiro agrônomo da Fundação Procafé.
Em função de um menor volume de chuvas, do calor, do frio e de algumas doenças, lavouras ficaram desfolhadas em várias regiões do país. A falta de água é grande e o solo não possui armazenamento suficiente, além de o ar contar com uma umidade baixa neste momento, levando a uma perda de água maior. Estes fatores, para Matiello, indicam uma deficiência de reservas para a frutificação da colheita em 2018.
A folhagem do café, como ele destaca, é a reserva da planta para passar por este período. Assim, pode não sobrar para a florada do café, que utiliza muita reserva. A medida em que a desfolha aumenta, reduz o número de frutos por ramo.
Ele diz ser difícil saber de antemão o quanto a próxima safra será menor do que o esperado. Tudo irá depender da retomada das chuvas. Variando de região para região, ainda há reserva para gastar em um período mais curto.
Para que as floradas ocorram e para que as plantas recuperem suas reservas, são necessárias chuvas de 20mm. "Se puder 40mm, melhor ainda", aponta o engenheiro agrônomo.
2 comentários
México supera EUA e Europa e se torna o principal destino do café capixaba em 2025
Preços do café robusta fecham sessão desta 6ª feira (12) registrando a menor cotação em 2 meses
Após floradas, lavouras de café estão vivendo um período crítico para enchimento dos grãos
Café em Prosa #237 - Centro Rituais de Cafés Especiais é aposta da 3 Corações para estreitar relação com produtores
Hedgepoint projeta safra brasileira de café 2026/27 entre 71 e 74,4 milhões de sacas
Após dias de ganhos, preços do café arábica realizam lucros na manhã desta 6ª feira (12)
alexandre maroti nova resende - MG
CAFÉ: Situaçao é critica, só nao vê quem n quer...
quem cultiva café sabe: Num ano ele te dá lucros bons, no outro ele te arranca as calças! Brincadeiras à parte, isso é a eterna incerteza do empreendedor agropecuário que depende do planeta colaborar para obter bons resultados. Espero não ter falado MUITA besteira..
alexandre maroti nova resende - MG
É realmente este aumento de produção pode ñ vir... e se o clima ñ colabora pode é diminuir a produção ... e ficar abaixo da ultima safra.
E vamos torcer para que em janeiro não dê um veranico severo como já os climatologistas estão falando por conta da influência do laninha pra não afetar a granação do grão.