Café e Coronavírus: Apenas problemas logísticos impactariam os preços em NY e demanda mundial
Podcast
Entrevista com Haroldo Bonfá - Analista de Mercado e Diretor da Pharos Consultoria sobre o Mercado do café
Download
Após registrar várias sessões com quedas expressivas, o mercado futuro do café arábica voltou a subir na Bolsa de Nova York mesmo com as demais commodities como milho, trigo e petróleo registrarem quedas ainda em razão do Coronavírus.
Segundo Haroldo Bonfá, analista da Pharos Consultoria, neste momento o mercado de café segue em alta porque a demanda mundial de café ainda não sente os impactos do Coronavírus que segue registrando casos e mortes fora da China, chamando atenção para os casos na Itália no início desta semana. "A quantidade de mortes e infectados na Itália pressionou muito as bolsas, principalmente nos Estados Unidos e nós estávamos fechados (por conta do Carnaval) e hoje estamos tendo todo o reflexo disso", destaca.
Para o analista, os preços em Nova York só passariam a ser impactados pelo Coronavírus apenas se os problemas com logísticas afetassem diretamente o setor. "O café ao contrário das outras commodities tem outro processo de utilização e isso vai permitir que a gente continue com as exportações e o consumo no Brasil e lá fora", afirma.
A atual situação preocupa o mercado do café muito mais no horizonte cambial - com o dólar muito forte frente ao real - do que no quesito demanda. Afinal, o comportamento de fortalecimento da moeda americana é alimentado também pela maior aversão ao risco registrada no mercado financeiro mundial.
Haroldo destaca que a falta de café de qualidade é o que vem fazendo com que os preços sejam pressionados em Nova York, gerando as altas no mercado. Apesar disso, o analista destaca que o Brasil tem café para continuar exportando, lembrando que o país bateu recorde de exportação no ano passado.
Veja a entrevista completa no vídeo acima
0 comentário
Desvalorização do real consolida fortes quedas nos preços do café no fechamento desta 4ª feira (17)
Retorno das chuvas no Sul de Minas Gerais traz certo alívio as lavouras de café
Preços do café seguiam em baixa nas bolsas internacionais na manhã desta 4ª feira (17)
Café/Cepea: Apesar de menor volume embarcado, exportadores têm ganho em receita
Café: Chuvas no BR consolidam baixas de 2% em NY no fechamento desta 3ª feira (16)
Boa safra/25 do Vietnã traz alívio para o mercado global do café