Coronavírus pode impactar produção de café especiais no Brasil: Expectativa era de uma grande safra este ano
Podcast
Mercado de Cafés Especiais - Entrevista com Luiz Paulo Dias Pereira Filho - Diretor da Carmo Coffees
Download
Apesar do café arábica ainda não ter sido atingido diretamente pela crise do Coronavírus, o mercado de cafés especiais já começam a ser atingidos pela pandemia, sobretudo por muitas cafeterias e cafés estarem de portas fechadas neste momento. Somente na semana passada, a Starbucks divulgou o fechamento de mais de oito mil lojas nos Estados Unidos. Diante do cenário, o mercado tenta agora se adptar à realidade de delivery e vendas pela internet, que tem correspondido a 75% das vendas neste momento.
Segundo Luiz Filho, diretor da Carmo Coffees, destaca a produção de café especial para a safra 2020/21 era de altas expectativas, tendo em vista que o mundo de modo geral cada vez mais busca por cafés de qualidades. Mas diante do cenário atual, produtores aguardam os próximos dias para decidir se continuam com a produção de especiais ou mantém apenas a produção de cafés especiais, visando principalmente diminuir os prejuízos.
Destaca ainda que o Brasil atualmente não enfrente problemas com as embarcações dos grãos, mas concorrentes diretos já enfrentam problemas com as exportações, como consequência do Coronavírus. "Alguns amigos da Costa Rica e Panamá estão com grandes problemas porque os cafés que deveriam ser exportados, não estão sendo", destaca Luiz.
Veja a entrevista completa no vídeo acima
0 comentário
Média de embarques e faturamento do café torrado nos 15 dias de dezembro/25 recuam no comparativo com mês inteiro do ano passado
Chuvas abaixo do esperado no BR consolidam ganhos do café arábica no fechamento desta 2ª feira (22)
Mapa alerta para café torrado com irregularidades
Mercado cafeeiro mantém volatilidade e avançava moderadamente na manhã desta 2ª feira (22)
Café: Perspectivas de chuvas no BR consolidam novamente baixas em NY no fechamento desta 6ª feira (19)
Consumidores de café dos EUA enfrentam preços mais altos mesmo após retirada de tarifas