Alta Mogiana tem 90% da safra colhida e contabiliza 40 sacas de café por ha, 45% a mais que em 2019
Podcast
Entrevista com Saulo de Carvalho Faleiros - Diretor comercial da Cocapec sobre o Acompanhamento de Safra do Café
Download
A colheita de café na região de Franca, na Alta Mogiana, também já está na sua fase final. Segundo Saulo de Carvalho Faleiros, diretor comercial da Cocapec, o clima foi favorável durante o desenvolvimento da safra e na colheita, garantindo uma produção de qualidade e de bos números. A região está colhendo em média 40 sacas de café por hectare, número que representa um aumento de 45% em relação ao ano passado.
Já para os cafés em fase de processamento, Saulo destaca que o andamentos dos trabalhos estão em 60% e na fase de varreção entre 55 e 60%. A Cocapec destaca que o produtor não encontrou problemas com a mão de obra, que era uma das incertezas no começo da colheita. Segundo Saulo, a única diferença em 2020 é que a mão de obra foi feita por moradores da cidade, que tiveram os empregos afetados por conta da pandemia do Coronavírus.
A expectativa da cooperativa agora é que as chuvas voltem acontecer regularmente nos próximos dias. Saulo destaca que o tempo seco foi muito favorável para a colheita, mas que neste momento já era preocupações com a próxima produção. "Daqui pra frente cada dia sem chuva pode resultar em prejuízo", afirma. As previsões do Instituto Nacional de Meteorologia para os próximos dias são positivas para o produtor. Os modelos mais atuais indicam que um sistema deve atingir todo o estado de São Paulo e com boas precipitações.
Falando em mercado, o gerente comercial destacou que o produtor soube aproveitar as altas dos preços no mercado futuro e já entrou na colheita com parte da safra travada com preços positivos. Já no mercado físico, a alta do dólar deu suporte para os preços e nos últimos dias a saca de 60kg foi negociada com valores entre R$ 570 e R$ 580,00 na praça de Franca.
Confira a entrevista completa no vídeo acima
0 comentário
Onda de calor no Brasil consolida ganhos do café arábica no fechamento desta 6ª feira (26)
Após Natal, preços do café arábica trabalham em campo misto em NY nesta 6ª (26)
Mais da metade do café analisado em compras públicas no Paraná apresenta fraude, aponta fiscalização
Dedicação e resiliência: Desafios climáticos não conseguiram abalar a qualidade dos cafés brasileiros
Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã