Caso La Niña se confirme, Vietnã e Indonésia podem ter excesso de chuva, atraso na colheita e quebra na safra de café em 2020
Podcast
Entrevista com Fernando Maximiliano - Analista de Café da StoneX sobre o La Niña no Café
Download
As projeções mais recentes do NOAA indicam chances de La Niña acima de 50% em 2020 e caso o fenômeno se confirme, pode impactar diretamente na produção mundial de café. A StoneX fez um estudo especial sobre os possíveis impactos nas principais regiões produtoras de café do mundo.
"O La Niña é referido como a fase fria da ENSO, enquanto o El Niño é a fase quente. Esses desvios das temperaturas normais de superfície podem ter impactos de larga escala não apenas nos processos oceânicos, mas também no tempo e clima globais, e, portanto, na produção global de café", explica a StoneX no relatório.
Segundo Fernando Maximiliano, analista da StoneX, no caso do Vientã, o La Niña poderia resultar em excesso de chuvas no momento da colheita, atrasar os trabalhos nas lavouras, podendo até diminuir os números de produção. Fernando destacou ainda que a safra de conilon do Vietña é muito esperada pelo mercado e já há indicação de quebra de 3,5% na produção deste ano.
Já no caso da Indonésia, os impactos devem ser sentidos pela safra de arábica, entre setembro e dezembro. As condições também levantam precoupações para o momento da colheita, também pelo excesso de chuvas. Fernando destacou ainda que a colheita na safra do conilon - entre maio e julho - já sofreu um atraso também pelo excesso de chuvas.
0 comentário
Falta de chuva no BR faz futuros do café arábica fecharem sessão desta 5ª feira (04) com ganhos de 2%
Preço médio das exportações de café não torrado dispara 46% em novembro/25 frente ao mesmo período do ano passado
Região da Alta Mogiana registra boa florada do café, mas qualidade da próxima safra preocupa os produtores
Baixos estoques pressionam os futuros do café, que trabalhavam com ganhos no início da tarde desta 5ª feira (04)
Conab: Com maior safra de conilon, produção de café é estimada em 56,5 milhões de sacas em 2025
Ministro Fávaro recebe setor cafeeiro para alinhar estratégias de promoção internacional e financiamento da atividade