Seca e altas temperaturas no café: "Não temos lembrança de um ano como esse, é realmente muito preocupante", afirma Cooxupé
Podcast
Entrevista com Mário Ferraz de Araújo - Gerente do Departamento de Desenvolvimento Técnico - Cooxupé sobre as Lavouras de Café
Download
A condição dos cafezais na principal região produtora do país, em Minas Gerais, segue preocupando todo o setor cafeeiro. Mário Ferraz de Araújo, gerente do Departamento de Desenvolvimento Técnico da Cooxupé, destacou em entrevista ao Notícias Agrícolas, nesta segunda-feira (9), que a situação é complicada porque além da falta de chuva, as temperaturas prejudicam as condições das lavouras.
Em setembro, após uma chuva mais expressiva, foi registrada uma florada generalizada em toda a região, mas como as chuvas não foram frequentes, o pegamento da florada não deve acontecer conforme o previsto. Após um ano de produtividade alta, como foi em 2020, a tendência é de safra com ciclo baixo no ano que vem. "Em comparação com 2019, último ano de bienalidade baixa, com certeza a safra vai ser menor", afirmou Mário Ferraz.
Apesar das previsões meteorológicas indicarem condição de chuvas nos últimos dias, o especialista destacou que o volume além de ser baixo, a chuva ainda acontece de forma muito irregular. "Em alguns locais choveu até um volume significativo, mas de maneira bastante pontual. As previsões de chuva não estão se confirmando", complementou.
A seca atinge, inclusive, cidades produtoras que deveriam sentir menos os impactos da estiagem, como em Monte Santo e Nova Resende. "Essa situação das fotos estão ocorrendo de certa forma generalizada. Nós não temos lembrança de um ano como esse, é realmente muito preocupante e não é difícil imaginar que nós realmente teremos uma grande quebra de safra", afirma.
Confira fotos enviadas pela Cooxupé, tiradas em Monte Santo e Nova Resende nos últimos dias:
1 comentário
Falta de chuva no BR faz futuros do café arábica fecharem sessão desta 5ª feira (04) com ganhos de 2%
Preço médio das exportações de café não torrado dispara 46% em novembro/25 frente ao mesmo período do ano passado
Região da Alta Mogiana registra boa florada do café, mas qualidade da próxima safra preocupa os produtores
Baixos estoques pressionam os futuros do café, que trabalhavam com ganhos no início da tarde desta 5ª feira (04)
Conab: Com maior safra de conilon, produção de café é estimada em 56,5 milhões de sacas em 2025
Ministro Fávaro recebe setor cafeeiro para alinhar estratégias de promoção internacional e financiamento da atividade
Frank Scanavachi Guapé - MG
Aqui em Guapé, hoje, dia 10 de novembro, nada de chuva!!! Os reflexos da seca serão sentidos até mesmo para a safra 2022! Ainda não temos crescimento de ramos, e as lavouras podadas ainda não estão conseguindo brotar!
CAFÉ: A safra de 2022 já está perdendo capacidade produtiva...