Falso El Niño traz condição favorável à produção agrícola nos EUA mas não garante potencial produtivo e recorde de safra por lá

Publicado em 15/04/2015 11:52
Falso El Niño traz condições favoráveis à produção agrícola nos EUA mas não garante potencial produtivo e recorde de safra por lá

O clima para a próxima safra nos Estados Unidos deve ser favorável à produção mas não a ponto de garantir o potencial produtivo das lavouras. As previsões apontam um clima muito próximo ao registrado durante a safra 2014, porém com mais irregularidade na distribuição das chuvas.

Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar, explica que as águas dos oceanos estão relativamente mais quentes neste período, remetendo as condições do El Niño - mas de maneira menos acentuada - pois com o aquecimento do oceano pacifico o volume de chuvas na América do Norte é maior, mas não é isso que se nota até o momento nos EUA.

Segundo ele, o último "El Niño clássico" aconteceu na safra 2009/2010 e, para que esse fenômeno aconteça é preciso que todas as águas da região equatorial do oceano pacifico estejam com temperaturas acima da média. Mas neste ano, os meteorologistas consideram ser um "El Niño falso" porque as águas estão quentes apenas na região central do pacifico.

No curto prazo, as previsões apontam para uma frente fria no final de abril  que deve ser a última grande onda de frio registrada no Hemisfério Norte. Após esse período, as temperaturas devem se estabilizar - principalmente durante o cultivo da soja.

"Há uma previsão mais para o final do mês de frio intenso no Canadá e na região meio oeste americana, e isso deve atrapalhar um pouco o andamento do plantio do milho, que já está atrasado em relação ao ano passado", explica Santos.

Para agrometeorologista, o clima não deve ser "excepcional", mas regular o suficiente para garantir boa produtividade. "Não teremos grande períodos de estiagem no meio oeste americano, mas também não teremos períodos de bastante chuvas, podendo ter quebras regionalizadas, como aconteceu no Brasil", declara.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Aleksander Horta e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário