La Niña traz chuvas irregulares e ainda geadas tardias, diz especialista

Publicado em 10/08/2016 09:28
Frios tardios podem ocorrer entre os meses de agosto e setembro e ocasionar geadas nas áreas mais altas e atingir as lavouras de trigo, especialmente no Paraná. Na safra de verão, produtores devem estar atentos às chuvas irregulares na fase reprodutiva e no processo de enchimentos de vagens da soja. Períodos mais secos também podem favorecer o aparecimento das lagartas nas plantas.

Na última safra, o comportamento do clima preocupou os produtores rurais brasileiros e deixou grandes prejuízos. E, depois de um forte El Niño, os institutos de meteorologia indicam que a safra 2016/17 será marcada pela influência do La Niña. Como característica, o evento climático traz a possibilidade de geadas tardias e chuvas irregulares para o Sul do Brasil.

“Essa irregularidade associada a uma diminuição das chuvas em relação à média histórica, quando o evento se expressa de maneira mais intensa causa algumas expectativas e preocupações no setor produtivo”, pondera o engenheiro agrônomo e gestor da área de produção sustentável de grãos da Emater/PR, Nelson Harger.

O especialista reforça que os produtores rurais devem estar atentos à distribuição das chuvas. “De maneira geral, teremos períodos mais chuvosos e outros com falta delas. E o veranico pode comprometer um pouco da safra de verão do Paraná. É uma produção de risco e precisamos colocar isso no nosso planejamento para tentar minimizar as possíveis perdas”, completa.

Trigo

No caso do trigo, as lavouras já foram cultivadas e estão em pleno desenvolvimento. Porém, a preocupação se dá por conta da possibilidade de geadas tardias, entre os meses de agosto e setembro. No próximo mês, as geadas podem ocorrer principalmente nas áreas mais altas do estado, como a região Centro-sul.

“No cereal também é uma preocupação, sabemos os produtores plantam mais tarde justamente para escapar dessa geada tardia, mas esse risco existe nessa safra. Caso tenhamos a ocorrência do evento climático, as lavouras podem sofrer algum impacto”, afirma Harger.

O engenheiro agrônomo ainda explica, o trigo é sensível às geadas nos períodos de espigamento e enchimento de grãos. “Quando temos a geada, a planta bloqueia todo o enchimento de grãos, temos a interrupção do processo de fotossíntese. Há um rompimento e os grãos ficam chochos, menores e sem qualidade para a indústria”, diz.

Safra de verão

Para a safra de verão, os agricultores devem observar as chuvas e o momento de plantio. Por enquanto, as previsões indicam precipitações a partir do dia 15 de setembro e para o mês de outubro também. Contudo, o especialista ainda sinaliza que é importante o planejamento da semeadura para não concentrar toda a lavoura em um período de risco.

“A melhor saída é escalonamento do plantio da soja. Acho que o produtor do Oeste do PR irá plantar mais cedo esse ano, pode ser uma boa estratégia. Com isso, as lavouras poderão crescer bem, passar bem pela fase vegetativa e enfrentar a fase reprodutiva, poderemos ter plantações com bom porte e bom desenvolvimento. Se atrasarmos o cultivo, para o final do mês de outubro, a lavoura pode sentir o maior impacto da falta de água na fase vegetativa, consequentemente plantas com porte baixo e florescimento precoce”, destaca Harger.

Paralelamente, o especialista ainda chama atenção para as temperaturas mais baixas. “Quando tivermos as chuvas em setembro também poderemos ter frio. Os produtores devem evitar plantar a soja nessas condições, pois a germinação da semente pode ficar amarrada”, reforça.

Manejo de pragas e doenças

Em meio ao clima mais seco, os produtores podem ter mais problemas com a incidência das pragas nas lavouras de soja nesta safra, especialmente na fase reprodutiva. “Os agricultores devem estar atentos ao aparecimento da falsa medideira na soja, que fica escondida nas plantas e há dificuldade de controle. Consequentemente, os produtores precisam de uma aplicação com mais qualidade”, acredita.

Por outro lado, as doenças devem entrar mais tarde nas lavouras nesta temporada. “Podemos associar o El Niño com maior preocupação com as doenças devido à umidade e o La Niña com as pragas, dada às condições mais secas. No caso da ferrugem asiática, para ocorrer à germinação do esporo da ferrugem na folha é preciso umidade. E com condições de pouco orvalho e poucas chuvas a doença terá mais dificuldade para se instalar”, sinaliza Harger.

Janeiro 2017

Há divergências entre os especialistas para o clima de janeiro. No geral, a perspectiva é de um início de mês mais chuvoso e no final do período um clima mais seco. “Ainda é cedo para fazer essas previsões, os produtores precisam acompanhar diariamente as informações de clima”, finaliza Harger.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário