Clima seca em parte do Centro Sul do país e período sem chuva pode superar 30 dias em algumas regiões

Publicado em 10/11/2016 13:19
Confira a entrevista de Alexandre Nascimento - Meteorologista Climatempo
Norte do PR , Centro Oeste de SP e MS estão entre as regiões mais prejudicadas pela falta de chuva. Situação deve persistir até o final de novembro

Neste mês de novembro, a climatologia acende um alerta para a região Centro-Sul do país. O mês de novembro começou com um grande volume de chuvas para o estado do Rio Grande do Sul, mas agora, essas chuvas secaram. Por outro lado, regiões como o norte do Paraná, o Mato Grosso do Sul e o oeste de São Paulo receberam pouco ou quase nenhum volume de chuvas até então.

De acordo com o meteorologista Alexandre Nascimento, da Climatempo, os próximos 15 dias do mês de novembro ainda devem manter a situação, com "expectativa de pouquíssima água para essa região", destaca. Neste momento, a soja recém-semeada pode ter problemas para germinar, caso não haja uma quantidade adequada de água no solo para que ela possa se desenvolver.

Para o Centro-Norte do país, no entanto, o jogo inverte. Diferentemente dos anos anteriores, a região deve ter chuvas um pouco mais distribuídas, principalmente no Mato Grosso, Goiás, partes de Minas Gerais e o Matopiba. Nas próximas semanas, essas áreas devem receber níveis significativos  de chuvas.

O sistema é impulsionado pelo calor e umidade que vêm da Amazônia. Desta forma, o corredor de umidade causa chuvas mais regulares, que até a semana do dia 16 ao dia 20 de novembro podem ter valores de 50mm até 100mm, uma média maior do que o normal para a região.

De 21 a 25 de novembro, no entanto, a chuva deve diminuir, "mas não cessar", segundo o meteorologista. Ele aponta também que isso não é um problema, pois os bons volumes acumulados de chuva trarão boas condições de solo para o plantio. Os produtores do Matopiba, que se encontravam preocupados com o atraso no plantio, devem agora ter um quadro favorável para dar andamento aos trabalhos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário