Chuvas beneficiam lavouras no Centro Oeste e Matopiba nos próximos 15 dias

Publicado em 29/11/2016 12:51
Confira a entrevista de Alexandre Nascimento - Meteorologista Climatempo
No Sul do país, chuvas seguem irregulares, mas tendem a se normalizar na segunda quinzena de dezembro

Podcast

Chuvas beneficiam lavouras no Centro Oeste e Matopiba nos próximos 15 dias

Download

 

Para o início de dezembro, os mapas climáticos trazem mais tranquilidade para a produção agrícola no país. Ao contrário do que ocorreu durante quase todo o mês de novembro, regiões como o oeste de São Paulo, o norte do Paraná e o sul do Mato Grosso do Sul deverão voltar a receber chuvas, após passarem por um longo período de estresse hídrico.

As chuvas para essa região vêm em um momento crucial para o desenvolvimento da soja semeada, que precisava de um maior volume de águas.

Nos próximos dias, as chuvas diminuem para a região do Matopiba, mas estão dentro dos padrões de normalidade. Os principais problemas de estresse hídrico ocorrem no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, como já era previsto em ano de La Niña, com volumes de 10 a 50mm na região - volumes abaixo do normal para o período (o normal seria entre 100 a 120mm), mas a segunda quinzena deverá receber mais volumes de água nesses dois estados.

As previsões são do meteorologista da Climatempo, Alexandre Nascimento, que, em entrevista ao Notícias Agrícolas, demonstrou mapas climáticos de 1 a 28 de novembro e de 30 de novembro a 14 de dezembro.

De uma forma geral, o meteorologista aponta que as chuvas "estão se estabelecendo em todas as áreas, relacionadas a grandes sistemas meteorológicos", como o sistema Alta da Bolívia, que auxilia na ocorrência de chuvas.

Em novembro, as pancadas de chuva também retornaram inclusive para o interior da Bahia, centro-sul do Maranhão, Piauí e Tocantins. "A chuva voltou para áreas onde o pessoal sofreu bastante com estiagem prolongada", diz.

Já em dezembro, as chuvas devem se aproximar da normalidade. O ar quente e úmido da Amazônia desce para o restante do Brasil formando um corredor verde, o que ocasiona a ocorrência das pancadas de chuva.

Na mesma época do ano passado, esta situação era diferente. O mês de outubro foi extremamente quente, mas a situação se inverteu devido a ausência do El Niño e a presença de uma La Niña de fraca intensidade.

Uma frente fria chega hoje para o Centro-Sul, o que deve trazer novamente a temperatura para uma faixa de 20ºC, com uma massa um pouco mais fria nessa região.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário