Chuvas diminuem a partir de quarta-feira, após bloqueio atmosférico provocar precipitações acima da média em quase todo Brasil

Publicado em 22/05/2017 11:01
Confira a entrevista com Mamedes Luiz Melo - Meteorologista do Inmet
Atenções se voltam para RS e parte de SC que devem contar com volumes elevados de chuvas com chegada de nova frente fria nos próximos dias

Podcast

Mamedes Luiz Melo - Meteorologista do Inmet

Download

De acordo com Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet, as chuvas deste final de semana foram motivadas por um bloqueio de alta pressão intenso no Oceano Atlântico provocando chuvas intensas em áreas isoladas e em estados como Rio Grande do Sul, São Paulo, Goiás e Mato Grosso.

Entretanto, daqui para a frente, essas chuvas devem ser interrompidas. Segundo o meteorologista, a partir de quarta-feira (24) elas devem cessar totalmente sobre estes locais.

Essas chuvas não são comuns para a época do ano. Para Melo, foram chuvas atípicas, assim como a frente fria que atingiu o Sul e o Sudeste. Foram observadas até mesmo quedas de granizo, trazendo um cenário prejudicial para a produção agrícola.

Nas próximas 24h, de acordo com o mapa demonstrado pelo meterologista, o canal de umidade formado continua, como um gatilho para disparar essas chuvas ainda hoje nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte do país.

Depois que passar esse período, apenas o estado do Rio Grande do Sul continuará na mira das chuvas devido a uma nova frente fria que irá oscilar sobre o estado. Nas outras regiões, a chuva dá uma trégua até a próxima condição atmosférica. Entretanto, como o país já está entrando no período mais seco, as chuvas devem cessar nas demais regiões.

Os produtores que estão colhendo nessas regiões, de acordo com as previsões, devem ficar tranquilos, já que nos próximos dias as precipitações não deverão atrapalhar os trabalhos.

Porém, o Rio Grande do Sul se torna um estado de atenção, já que as chuvas podem continuar até o final de semana, trazendo um cenário mais suscetível para a agricultura nesta região.

Mais para o final do mês, alguns estados podem sofrer ainda com uma queda de temperatura, com condições de massas de ar polar chegando pela Argentina e passando pelas regiões Sul e Sudeste, trazendo o risco de geadas.

Para o Matopiba, as chuvas já estão indo embora. Entre hoje e amanhã devem haver apenas chuvas muito localizadas, em volumes pequenos, sem muita expectativa de chuvas para os próximos dias.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário