Teoria sobre aquecimento global congela sistema produtivo brasileiro

Publicado em 20/06/2017 10:24
Ricardo Augusto Felicio - Prof. de Climatologia/USP
Exageros sobre o aquecimento global congelam sistema produtivo brasileiro, sem respaldo científico e técnico. Planeta esquenta e esfria em ciclos e fenômeno não é ocasionado pela ação humana. Aumento na temperatura não é registrado desde 1998 e período frio atual deve seguir até 2032. Para especialista é preciso desmistificar informações veiculadas na mídia.

O Prof. Dr. Ricardo Augusto Felício, autor do livro "Geopolítica do Ozônio", conversou na manhã desta terça-feira (20) com o Notícias Agrícolas para desmistificar algumas questões em torno do chamado "aquecimento global".

Felício lembra que as temperaturas do planeta variam de -78ºC a 70ºC e que não faria sentido tirar uma média dessa temperatura para falar em um padrão. Ele conta que o planeta esquenta e esfria em determinados períodos de tempo e que ocorreu um aquecimento entre os anos 1970 até 1998, mas que esse fenômeno nunca foi causado por humanos, se tratando de uma variação natural do clima. A partir de então, as temperaturas declinaram. "É impossível o ser humano controlar o clima do planeta por não controlar fluxos de massa e de energia", aponta o professor.

Desde 2007, o Oceano Pacífico entrou novamente em sua fase fria, segundo Felício. Portanto, não há aumento de temperatura desde 1998 e, de acordo com seus apontamentos, "a hipótese do aquecimento global não se sustenta" e "atribuir qualquer mudança climática ao ser humano está errado".

Assim, o setor do agronegócio, na análise do professor, também não interfere nessas questões. A atividade humana, para ele, é "uma imitação da natureza, mas tirando uma renda disso para o proveito do homem". Ele critica, ainda, as normas impostas ao produtor rural Brasileiro, mas salienta que "ninguém fala que está a favor de destruir a natureza" e, sim, de usar a razão.

O professor ainda versa sobre o derretimento das calotas polares, que ele diz "não ter fundamento". As calotas podem derreter ou podem aumentar, como explica o doutor em Antártida. Entretanto, "um planeta gelado nunca é bom e traz condições péssimas para toda a atividade da natureza. Um planeta quente é melhor", acrescenta.

Nos últimos 100 anos, houveram vários ciclos de aquecimento e esquentamento no planeta. O período frio atual deve seguir até 2032, com o planeta voltando a aquecer somente após isso.

Para ele, as forças produtivas são vítimas de um "problema geopolítico" e devem ser abertas quatro frentes de trabalho, compostas pelo setor, pelo braço político, pelo braço educacional e pelo braço midiático para contornar a situação.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Fernanda Custódio e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

6 comentários

  • PAULO ROBERTO BRAZ FIORESE São Domingos - SC

    As colocações do Dr. Ricardo Felício são avalisadas por outro pesquisador e climatologista renomado e respeitado Dr. Luis Carlos Mollion.

    0
  • Alexandre Araújo Costa Fortaleza - CE

    Sou Caso vocês tenham o contato do Sr. Ricardo Felício, pediria que fosse transmitido a ele o seguinte desafio. Quero fazer uma aposta com ele, Felício ou qualquer outro negacionista, para ser verificada em janeiro de 2032. Aposto R$ 10.000,00, corrigidos pela inflação (ou o equivalente hoje em dólar), como as temperaturas irão subir. Tudo muito simples e direto. Pega-se a média das temperaturas de 2007 a 2016. Compara-se com a média das temperaturas de 2022 a 2031. Se a temperatura subir, eu ganho. Se cair, eu pago.

    45
    • Euclides de Oliveira Pinto Neto Duque de Caxias - RJ

      Alexandre, A Terra tem ciclos de resfriamento e de aquecimento, com periodicidade em torno de 150 anos... no passado já ocorreram glaciações e também período de altas temperaturas... faz parte da alternancia dos ciclos climáticos... essa história de "aquecimento global" foi uma "jogadinha política" do Al Gore e outros, com a intenção de arrecadar em torno de 15 trilhões de dólares dos países industrializados, à guisa de preparar e realizar projetos para recuperação ambiental... alegaram que o CO2 estaria gerando o "efeito estufa" e outras atrocidades... na hora de assinar o acordo, os USA, a China e outros países industrializados negaram-se a apor sua assinatura... o assunto ficou meio no ar e não se toca mais no assunto... curiosamente, estão ocorrendo invernos mais rigorosos (só prá contrariar...) . Na aposta que você lança acima, um período de 10 anos é muito pequeno para você aferir... precisaria pelo menos 2 ciclos=300 anos para verificarmos... como não me chamo Matusalém, acho que não estarei neste plano... assim, não vale a pena apostar...

      1
    • Alvaro Mariussi Tupãssi - PR

      Seria um jogo de 50% de chance para cada lado, pois ninguém sabe se a temperatura irá subir ou descer. Se essa aposta tivesse sido feita em 1998 você perderia. No clima existem tantas variáveis que eu duvido muito o homem conseguir compreender todas um dia. É muita presunção alguém dizer que o clima vai esquentar ou esfriar daqui 5, 10, 50 anos. E lhe digo mais, tomara que esquente, pois para a sobrevivência e bem estar do homem é muito melhor calor do que frio.

      4
    • Alvaro Mariussi Tupãssi - PR

      Outra coisa muito desonesta intelectualmente é taxar pejorativamente as pessoas que discordam do seu ponto de vista. É uma tática desleal taxar de "negacionista", pois associa o indivíduo com os negacionistas do holocausto, sendo que uma coisa não tem nada a ver com a outra.

      3
  • Eduardo Ferraz Pacheco de Castro Cuiabá - MT

    Professor de Climatologia da USP, Autor de livro, com Doutorado em Antártida como sempre muito lúcido e racional.

    A influência solar, como informou o Dr. Ricardo Felício, jamais pode e poderá ser subestimada pelos viventes da Terra.

    Obrigado pela contribuição!

    3
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Alô pessoal--essa teoria de aquecimento global e' conversa sem fim---Vejo acima o sr Paulo R. B. Fiorese incensar o dr Luis Carlos Mollion ----Mas sem criticar o ofender eu gostaria de lembrar que o ano retrasado o dr Mollion deu uma previsão sobre o fenômeno de **La Nina ** que este ano não se confirmou em nada ---Entao eu acho que devemos ouvir mas ficar sempre com um pe' pra' tras---A única coisa da qual estou convencido e' que mato ajuda a manter umidade no ar--

      3
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Sobre este assunto de clima devemos acompanhar sem se apaixonar pelo tema nem contra e nem a favor..e porque!!! HÁ 20 ANOS OUVIAMOS...OLHA COMER CARNE DE PORCO..BANHA DE PORCO..OVOS..VAI MORRER CEDO..E AGORA O BICHO NÃO É TAO FEIO QUANTO PREGAVAM....O MUNDO É CONSUMO..E AS VERDADES NEM SEMPRE SÃO VERDADEIRAS..

      1
  • Homil Abdala Abdo Ituverava - SP

    Não concordo com o professor, apesar de leigo no assunto acho que o aquecimento global é uma realidade e as pessoas tem que se conscientizar disso, haja vista que os produtores rurais são os que mais preservam a natureza, ao contrário das nações desenvolvidas que poluentes e cobram da gente a conta.

    28
    • Alvaro Mariussi Tupãssi - PR

      É meu amigo, se com toda essa aula ainda não ficou claro para você, sugiro que procure mais vídeos sobre o assunto, a Prager University está fazendo um ótimo trabalho de divulgação do tema, você pode encontrar vídeos no Youtube com tradução do grupo tradutores de direita. O "aquecimento global" comprovadamente é uma farsa, o mundo está esfriando, tanto é que os ambientalistas já mudaram o nome da tragédia para "mudanças climáticas". Mas não o culpo por pensar assim, todos nós sofremos lavagem cerebral desde criança na escola, para aprender como o homem, com seu capitalismo malvado, está destruindo o mundo e que nossa raça será extinta da face da terra.

      4
  • Euclides de Oliveira Pinto Neto Duque de Caxias - RJ

    Esta história do aquecimento global provocado por excesso de carbono foi uma tentativa de criar um "belisco" a favor da ONU, conforme projeções dos "mestres do mundo"... uma "migalha" em torno de 15 trilhões de dólares, ao longo do tempo, que seria utilizado em projetos objetivando neutralizar o "efeito estufa", conforme a Real Academia de Ciencias de Londres... badalado aos quatro ventos pela midia mainstream, principalmente pelo Al Gore, vice-presidente norte-americano, criou grandes áreas de conflito, inclusive gerando um "papel pintado" - crédito de carbono, que passou a ser usado para alavancar projetos... o Brasil foi o primeiro país a se aproveitar de tais créditos, no projeto de aterro sanitário de Nova Iguaçu... o tempo foi passando e tais Mecanismos de Desenvolvimento Limpo foram deixados de lado... até a Bolsa de Chicago, que estava promovendo a colocação e comercialização dos "papéis pintados", terminou a operação anos depois... mais um "esquema Ponzi" que deixou muita gente na saudade...

    2
    • valcir gaiatto Campo Verde - MT

      Não é por nada que os EUA saíram fora do acordo, enquanto nós fica acreditando em aquecimento global melhor pra eles.

      1
  • carlo meloni sao paulo - SP

    Sou visceralmente contra a toda e qualquer organização ambientalista----Entretanto concordo com uma verdade que me parece logica----As arvores são melhores que as culturas agrícolas para manter a umidade no ar, porque pegam a agua nas camadas mais profundas e a injetam no ambiente---Este fato me parece facilmente constatável por quem vive no lugar---Por outro lado também e' verdadeiro que a floresta provoca chuvas em demasia---Entao o segredo esta' em descobrir o equilíbrio certo entre floresta e culturas---Infelizmente o dialogo com os ambientalistas e ' praticamente impossível, pois são grupos compostos de fanáticos irracionais e cientistas alienados----Eu acho que cabe ao setor agrícola encontrar essa resposta e apresentar soluções---Tomo como exemplo a pecuária onde o ideal seria o sistema silvo-pastoril que oferece vantagens em vários aspectos---A arvore mitiga o calor sobre o gado ajuda a conservar a umidade e o nível de proteína do pasto, além de elevar o rendimento financeiro pela venda de madeira de lei-----Pergunto:::alguém do ministério ou secretarias da agricultura fez alguma coisa nesse sentido???Nada absolutamente nada, esta' como dantes na terra de Abranches-

    9
    • Euclides de Oliveira Pinto Neto Duque de Caxias - RJ

      Carlo, realmente a integração entre todos os segmentos é o modelo ideal. Já temos modelos agro-silvo-pastoril, que se retroalimentam e conseguem o melhor resultado financeiro e sustentável... temos que buscar tais modelos, mais adequados à cada região... o Brasil com certeza será o maior produtor de alimentos do mundo... já está bem colocado... basta não atrapalharem...

      1