Chuvas: Apesar de volumosas, com 50 mm a 60 mm em algumas regiões, ainda é cedo para saber se serão regulares e bem distribuídas

Publicado em 04/09/2017 11:55
Produtores do Centro-Sul do país devem ter cautela com as primeiras chuvas previstas para segunda quinzena de setembro

LOGO nalogo

Morgana Almeida, chefe do centro de análise e previsão do tempo do Inmet, destaca que a palavra de ordem para a primavera, no que diz respeito ao início do plantio, é cautela. Segundo ela, está se iniciando um período de transição, no qual os modelos numéricos não possuem uma destreza em excelentes condições.

Os indicativos são de que, até o dia 20 de setembro, as chuvas devam voltar para a região Sul do país e para o Sul do Mato Grosso do Sul, onde são esperadas chuvas de 50mm a 60mm no Sul e de 30mm a 40mm no Sul do Mato Grosso do Sul. Na região Norte, as chuvas devem ser isoladas, com maior presença no Centro-Oeste e volumes abaixo de 30mm. No Matopiba, as chuvas tendem a voltar ao final de novembro.

Almeida destaca que a não-presença do El Niño para esta safra é um fator positivo, indicando para uma condição de neutralidade que encaminha o atual momento para um padrão dentro da climatologia. Ela também não aposta na ocorrência de um La Niña - se confirmado, o fenômeno passaria a influenciar apenas a partir dos meses de janeiro e fevereiro. Entretanto, a neutralidade deve predominar a partir de então.

Os volumes de chuva que chegarão ao Sul poderão auxiliar aos produtores, mas essa relação deve ser um pouco mais problemática ao Norte. Por conta disso, ela orienta os produtores a estarem sempre procurando os centros do Inmet e atualizando essa previsão. Apenas ao final de outubro será possível falar, com 90% de certeza, que as chuvas vieram para ficar.

Os produtores podem entrar em contato com o Inmet nos telefones: (61) 21024700 e (61) 21024699

Ou acessar o site: www.inmet.gov.br

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Marcilio Fernandes Marangoni Araguaína - TO

    " Águas frias do Pacífico indicam La Niña, diz meteorologista do Inmet

    Publicado em 29/08/2017 15:26 e atualizado em 02/09/2017 00:31"

    "Almeida destaca que a não-presença do El Niño para esta safra é um fator positivo, indicando para uma condição de neutralidade que encaminha o atual momento para um padrão dentro da climatologia. Ela também não aposta na ocorrência de um La Niña- Publicado em 04/09/2017 11:55 e atualizado em 04/09/2017 18:05

    Como podemos acreditar em quem fala em La Nina um dia e 7 dias após publica que estamos em neutralidade quanto aos eventos climáticos. Assim fica difícil.

    1