Sudoeste goiano volta a ter condições de plantio na próxima semana; excesso de chuva no final do ciclo pode penalizar produção

Publicado em 20/10/2017 11:19
Cropview mostra que volume de chuvas ao longo da safra em Campo Verde-MT deve ficar abaixo da média, mas serão suficientes para atender à necessidade da soja. Já em São Desidério- BA , os volumes de chuva tendem a ser maiores que a média

LOGO nalogo

Nesta sexta-feira (20), o Crop View traz a análise de quatro municípios: Rio Verde (GO), Campo Verde (MT), São Desidério (BA) e Sinop (MT). A partir de um modelo matemático, ele calcula, a partir das necessidades de cada cultivar, o quanto o clima previsto poderá influenciar.

A região Central do Brasil, que vem sofrendo com a falta de chuvas, deve receber, segundo o Inmet, volumes expressivos a partir do próximo domingo (22), com o avanço de uma frente fria que se forma no Sul do país.

Considerando um ciclo de 120 dias, Cristina Queiroz, da Rural Tecnologia, fez uma simulação de plantio em 01/10 e em 20/10 para Rio Verde (GO). Na primeira data, a produtividade ao final do ciclo pode ser de 79%. Para a segunda, de 83%. Isso se deve a um período de excedente hídrico que vem pela frente - nos próximos três meses, chove mais do que a média neste município. No primeiro caso, o período de seca no início da safra também colabora para a penalização.

A mesma situação também é vista em Campo Verde (MT), porém, em menor expressão. Isso pode oferecer uma condição benéfica para um plantio em 20/10. Considerando um cultivar de 110 dias, o cultivar não deve ser penalizado, encerrando a safra com 100% de produtividade.

Em São Desidério (BA), o plantio em 20/11 traria condições mais adequadas para o desenvolvimento da soja, já que, a partir do começo de dezembro, são prometidas chuvas acima da média.

Já para Sinop (MT), um plantio com ciclo de 110 dias em 20/10 deverá chegar a uma produtividade de 83% ao final da safra. O cultivo poderá ser penalizado também pelo excesso hídrico.

Para verificar os resultados para a sua região, é só acessar o site: www.cropview.com.br

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário