Bons volumes de chuva caíram sobre a região Central do Brasil durante a semana e novas precipitações são previstas

Publicado em 28/10/2017 03:03
Confira a entrevista com Morgana Almeida - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet
Os maiores acumulados de chuvas nos últimos dias foram registrados em estados da região Sul e Oeste e Sudoeste do Mato Grosso do Sul. A chuva também se fez presente em São Paulo, Minas Gerais e ao Norte do país. Final de semana terá novas precipitações

LOGO nalogo

Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Inmet, destaca que as notícias são animadoras para os produtores da região central do país, no que diz respeito ao clima. Parte do estado do Mato Grosso recebeu chuvas, mas as chuvas em Goiás devem chegar neste próximo final de semana, embora o estado tenha recebido chuvas concentradas na porção sudoeste ao longo da semana.

Nos últimos dias, o acumulado de chuvas foi mais expressivo no oeste dos três estados da Região Sul e no oeste e sudoeste do Mato Grosso do Sul. A chuva também se fez presente em São Paulo, Minas Gerais e ao norte do país, enquanto o extremo sul do Rio Grande do Sul teve trégua.

O Mato Grosso do Sul, em especial, recebeu chuvas bastante intensas. Em apenas 4 horas choveu mais de 130mm em algumas regiões. Devido a este grande volume, há perdas e danos para a população e para o agricultor. No estado de São Paulo, a cidade de Franca (SP) recebeu uma forte chuva de granizo.

As últimas imagens de satélite analisadas pelo Inmet mostram que a instabilidade se intensificou no extremo norte do Tocantins, além de destacar um aumento de nebulosidade na porção norte de Goiás. Os maiores volumes estão concentrados entre Paraná e São Paulo, além do Mato Grosso.

A previsão mais estendida para os próximos dias, resultado da saída do modelo Cosmo, do Inmet, observa que, hoje, uma instabilidade se forma na região Central do país, devido a um canal de umidade na região Norte. Essa chuva deve se potencializar a partir do final de semana, principalmente para Goiás. Paraná, São Paulo e Minas Gerais devem ter chuvas mais volumosas.

A saída do modelo americano, assim como o Cosmo, mostra também chuvas em todo o Centro-Sul no domingo, com tendência de intensificação na divisão entre o Paraná e o Mato Grosso do Sul.

De segunda para terça-feira, a região do Matopiba também deve receber suas primeiras chuvas, principalmente no oeste da Bahia, sul do Maranhão e Piauí.

O Inmet alerta ainda que, no próximo final de semana, há algumas condições meterológicas que podem causar danos, sendo a principal no Paraná. Confira essas condições no link: https://www.inmet.gov.br/portal/alert-as/

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Fabio Fortunato São João da Boa Vista - SP

    As notícias todas amontoadas assim ficam muito ruins. Já tinha visto essas notícias em outros links do próprio site. Seria melhor deixar separado.

    0
  • JAIRO AUGUSTO RAIZI Iracema do Oeste - PR

    A semana se inicia com promessas de muitas chuvas aqui em Iracema do Oeste PR..., tivemos um sábado ensolarado, as lavoura de soja, café pastagens etc, segue com bons desenvolvimentos, agradecemos ao CRIADOR DA VIDA pelas graças recebidas de chuvas que caíram pacificamente, uma vez que a meteorologia nos prometia severidades.

    0