Nova frente fria avança pelo Sul do país a partir da quinta-feira (16) e traz condições mais favoráveis de chuva para o Sudeste

Publicado em 13/11/2017 17:07
Confira a entrevista com Morgana Almeida - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet
Bons volumes são esperados para toda região do Matopiba nos próximos dois dias

LOGO nalogo

Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, destaca que o último final de semana foi de chuvas rápidas na região sudeste do país, que avançaram rapidamente e agora se instalam na Bahia, no sul do Mato Grosso no no Piauí, além do Tocantins. A frente fria está na altura do sul do estado baiano e é alimentada pela umidade que vem da região Norte do país.

Mesmo que as chuvas tenham dado uma trégua nas áreas mais ao sul do país, os volumes permaneceram significativos no Paraná, que tem um cenário bastante chuvoso desde o início do mês. São Paulo teve volumes mais concentrados no Centro-Leste, enquanto Goiás apresentou chuvas acima de 100mm e o Mato Grosso teve volumes significativos nas porções leste e oeste.

Até a próxima quinta-feira, grande parte do Sudeste e do Sul do país não devem receber chuvas. Depois, as pancadas de chuva devem começar a ocorrer principalmente no extremo-sul do Rio Grande do Sul, de Minas Gerais e do norte de São Paulo.

A partir do dia 20 de novembro, as chuvas devem ficar melhores distribuídas sobre Minas Gerais e continuar ao longo dos dias, mais duradoura. Isso é porque um sinal de chuva mais intenso chega no dia 21 para Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais, o que deve se estender até o próximo dia 29.

O Inmet emitiu, ainda, avisos meteorológicos de chuvas volumosas em áreas da Bahia e do Tocantins. Contudo, Almeida salienta que, em termos de agricultura, essas chuvas são bem-vindas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Diego Dallasta Canarana - MT

    Canarana (MT) tem pontos com 700 mm nos últimos 15 dias. Muita chuva, o plantio está ótimo. Porém algumas áreas foram lavadas por pancadas de 150 mm em 2 horas...

    1