Temporais persistentes ao longo da semana na região Central do país. SP, MG, GO , MS e MT serão os mais beneficiados

Publicado em 27/11/2017 17:18
Confira a entrevista com Morgana Almeida - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet
Já na região Sul do país a chuva diminui e o tempo mais seco favorece tratos culturais nas lavouras do RS, SC e PR

Podcast

Temporais persistentes ao longo da semana na região Central do país. SP, MG, GO , MS e MT serão os mais beneficiados

Download

LOGO nalogo

Morgana Almeida, chefe do centro de análise e previsão do tempo do Inmet, destaca que, ao longo desta semana, as chuvas devem ficar mais concentradas no Sudeste e na região Central do país. Para o Sul do país, a semana deve ser de tempo mais estável e com temperaturas amenas, mas sem características de veranico. Na quarta-feira, chuvas isoladas devem incidir sobre o oeste de Santa Catarina e o Paraná.

Isso se deve porque o canal de umidade formado na região Norte, que perdeu força no último final de semana, deve ganhar um novo impulso a partir de amanhã (27). Inicialmente, ele se posiciona sobre o norte de São Paulo, sul de Minas Gerais e Mato Grosso. Ao longo da semana, também se desloca para o norte de Minas Gerais e Mato Grosso.

Esse sistema influencia em dias bastante nublados e pancadas de chuva a qualquer momento, especialmente no período da tarde, quando o aquecimento é maior. No final de semana, esse sistema ainda pode se deslocar para o Espírito Santo e o sul e o oeste da Bahia.

Neste momento, as imagens de satélite observadas pelo Inmet dão conta de muitas nuvens se espalhando por quase todo o Mato Grosso e região Norte. No Sul, as nuvens são um pouco mais rasas. A região de Marília, no interior de São Paulo, recebe volumes significativos que devem avançar para Minas Gerais e espalhar sobre Mato Grosso e Goiás.

Últimos dias

Os últimos dias trouxeram chuvas acumuladas que foram acima de 50mm em várias regiões do país, com exceção da faixa leste do Norteste.

O Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul receberam chuvas satisfatórias, à exceção do sudoeste do primeiro estado, mas a região que produz mais chuva teve bons volumes. As chuvas também diminuiram no oeste e no sudoeste do Mato Grosso do Sul, mas nada que ainda traga um cenário preocupante. Também não é preocupante, até o momento, a falta de chuvas no Sul do país, que deve se estender ao começo de dezembro.

O Sudeste teve uma concentração de chuvas em Minas Gerais e São Paulo. A cidade de Uberaba (MG) chegou a receber 120mm em duas horas. Por sua vez, a região do Matopiba teve chuva em volumes menores e distribuição mais irregular, embora a escassez de chuva não seja total.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário