Inmet alerta para mudança no padrão climático a partir da próxima semana com frentes frias provocando chuvas regulares no Sul

Publicado em 12/03/2018 16:41
Semana segue com previsões de chuvas no Centro-norte do país porém com volumes mais reduzidos

LOGO nalogo

Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, destaca nesta segunda-feira (12) que as chuvas se confirmaram para o centro-norte do país. Contudo, a boa notícia é que essa tendência mais chuvosa pode ser vista também ao Sul.

A Zona de Convergência do Atlântico Sul estabeleceu um período de invernada que perdurou desde a sexta-feira. Hoje, há nebulosidades instaladas no extremo-norte de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, além da região do Matopiba. Contudo, esse sistema deve se quebrar e as instabilidades começam a ocorrer de maneira um pouco mais desorganizada.

As instabilidades, assim, se deslocam entre o litoral do Paraná e o litoral de São Paulo, causando algumas instabilidades no leste de São Paulo.

Por enquanto, a capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, teve o oitavo março mais chuvoso da sua história. Volumes superiores ao normal também foram registrados no Distrito Federal.

Na quarta-feira, haverá uma mudança no padrão dos ventos que sopram de noroeste em direção ao oeste da Região Sul. São esperados temporais no noroeste do Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina, além de oeste e sul do Paraná.

Na próxima semana, uma frente fria deve conseguir adentrar o Rio Grande do Sul, provocando chuva nos três estados da região.

O instituto também prevê durante o dia muita chuva sobre o Centro-Sul do Piauí e quase todo o estado da Bahia. A faixa Centro-Norte de Minas Gerais também deve receber precipitações nesta segunda. Em todos esses estados são esperadas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora e de até 50 milímetros por dia.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário