Chuvas aumentam e temperaturas caem no Sul do Brasil com chegada da primeira massa de ar frio de 2018

Publicado em 23/03/2018 17:01
Confira a entrevista com Morgana Almeida - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet
Próximos dias serão de atenção na região Sul com possibilidade de geadas. Ainda que em menores volumes, chuvas são previstas para áreas produtoras do Centro-Oeste na próxima semana, enquanto que o tempo deve ficar mais aberto sobre o Matopiba.

Podcast

Chuvas aumentam e temperaturas caem no Sul do Brasil com chegada da primeira massa de ar frio de 2018

Download

LOGO nalogo

Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, destacou nesta sexta-feira (23) que a última quinzena de março teve uma maior frequência de atuação de sistemas frontais no Sul do Brasil, modificando o padrão seco e escasso.

Apesar de o verão ter terminado na última terça-feira, as chuvas típicas da estação continuam se fazendo presentes. O Sol aparece no começo do dia e à tarde, quando a noite recebe pancadas significativas.

Ela deixa um alerta para a população da porção Norte do país, já que estes estão recebendo mais chuvas do que o restante das regiões. O Matopiba conta com bastante instabilidade, enquanto as chuvas se reduziram no centro-sul de Goiás. Áreas de instabilidade também são observadas sobre o norte do Paraná e de Santa Catarina.

O grande destaque, porém, é a chegada de uma frente fria no extremo sul do país, com volumes significativos de chuva a partir de amanhã. A massa de ar frio, que vem na retaguarda desse sistema, é a primeira do outono, devendo derrubar temperaturas não somente no Sul, mas na região Central e Norte do país.

Um sistema de alta pressão ainda deve se deslocar a atuar no Sul do Brasil, no Mato Grosso do Sul, sul e oeste de Mato Grosso, sul e oeste de Rondônia e leste do Acre, onde esse fenômeno é conhecido como "friagem".

Entre 23 e 31 de março, os modelos indicam um maior volume de chuvas no extremo sul do país.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário