Duas pessoas morrem após temporal na região nordeste do Rio Grande do Sul

Publicado em 12/06/2018 14:46
Carla Mendes - Jornalista
Entrevista com Carla Mendes - Jornalista sobre o temporal no Rio Grande do Sul

LOGO nalogo

Carla Mendes, jornalista do Notícias Agrícolas, fala diretamente de Ijuí (RS) para destacar o vendaval que aconteceu no Rio Grande do Sul na segunda (11). Toda a região nordeste do estado foi atingida, ocorrendo a morte de duas pessoas com esse fenômeno.

Mendes destaca que essa é uma condição climática comum para o estado neste período do ano. Ontem, mesmo com quase 30°C, as chuvas estavam fortes na região. Agora, as temperaturas já voltaram a entrar em queda.

Contudo, o mercado está parado no mercado gaúcho. Há um fluxo reduzido de caminhões para esse período do ano, quando a soja deveria ir para o porto. Há quatro semanas, como consequência da greve de caminhoneiros e do tabelamento dos fretes, as negociações estão paralisadas, já que há incerteza em relação ao custo logístico.

A jornalista esteve em uma processadora de soja que destacou que só se consegue manter o fluxo porque há uma frota própria de caminhões. Os prêmios estão caindo e novos negócios não conseguem ser concretizados. A situação do dólar também aumenta a crise de confiança que existe no Brasil - lembrando, ainda, que os gargalos logísticos já são antigos.

Os produtores ouvidos por Mendes também comentam que este não é um momento de vender soja, frente aos preços da soja abaixo dos US$10/bushel no mercado internacional. Essa, porém, não é uma situação só dos gaúchos, mas também de outros estados.

O trigo, por sua vez, tem uma situação mais política do que qualquer outra situação, como relata a jornalista. Os produtores já possuem algumas lavouras plantadas, mas já uma falta de confiança do produtor em torno dessa cultura.

Confira os estragos causados pelo o temporal no Rio Grande do Sul

Chuvas de granizo no RS

Chuvas na região de Pontão -RS

Entre Coxilha e Tapejara Chuvas

Entre Coxilha e Tapejara Chuvas

Leia também:  

>> Duas pessoas morrem no Rio Grande do Sul por causa da chuva

>> Frio intenso e alerta de geadas a partir de quarta-feira (13) no RS, SC, PR, SP e parte do MS

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário