Chuvas se intensificam no Sudeste e parte do Centro Oeste. Para o Matopiba, regularização só na 2ª quinzena

Publicado em 08/11/2019 12:08
Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet
Vórtice ciclônico segue atuando no Nordeste e só perde força na segunda metade de novembro

Podcast

Entrevista com Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet sobre a Previsão do Tempo

Download
 

LOGO nalogo

A região do Matopiba continuará com falta de chuvas nos próximos dias. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no momento as chuvas avançam para a região Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. 

"A chuva está aos poucos subindo, as vezes vem acontecendo chuvas significativas na parte Sudeste e Central do Brasil, mas para chegar para a parte do Matopiba, ela está prevista apenas para a segunda quinzena de novembro", afirma Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet. 

Francisco explicou que ainda o vórtice ciclônico, um sistema de alta pressão em baixos níveis da atmosfera que, na superfície, impede a formação de nebulosidade e, consequentemente, de nuvens de chuva, continua atuando sobre a região do Nordeste do país. 

As imagens de satélites do Inmet indicam que nesta sexta-feira há condições de chuvas nas regiões de Minas Gerais, São Paulo, sul do Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Os mapas indicam ainda que o Rio Grande do Sul terá uma trégua nas chuvas intensas durante o final de semana. Na região sul do país, o maior volume de chuvas deve ficar concentrado em Santa Catarina e no Paraná. 

O mapa de precipitação acumulada, do Inmet, para os próximos seis dias, voltam a indicar chuvas intensas para a região sul do país, além de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, parte do Mato Grosso e Rondônia. 

"A gente vê que o vórtice atuando não deixa a precipitação subir pra norte, ainda está atuando entre Minas e Bahia, na região do Matopiba", explica Francisco. O vórtice só deve perder força a partir do dia 15 de novembro. 

Confira a matéria completa no vídeo acima

Veja também: 

Tempo: Previsão indica mais chuvas para Sul de MG; norte do estado permanece seco

 

 

 

 

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário