Boas chuvas no RS no final de semana; Matopiba terá período de estiagem

Publicado em 10/01/2020 13:00
Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet
Chuvas ainda podem acontecer de maneira irregular no sul do país e período sem chuva pode voltar na semana que vem, sobretudo no Rio Grande do Sul. Já no Matopiba, período sem chuvas que já era previsto deve se confirmar a partir deste final de semana

Podcast

Entrevista com Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet sobre a Previsão do Tempo

Download

LOGO nalogo

Segundo Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet sobre a Previsão do Tempo, as previsões indicam condições de chuvas para o Rio Grande do Sul já a partir desta sexta-feira (10). Produtores do Rio Grande do Sul estão sofrendo com a falta de chuvas em todo o estado e já estimativas de perda de lucrativadade na produção de soja e milho. 

Segundo os dados do Inmet, nos últimos 15 dias não foram registrados volumes expressivos de chuvas em todo o Rio de Grande do Sul. "Não tem nada de chuva nessa região e também em pontos de Santa Catarina", destaca o meteorologista. 

Veja o mapa de precipitação dos últimos 15 dias em todo o Brasil: 

15 dias - Inmet
Fonte: Inmet 
 

Francisco explica ainda que as chuvas não estão chegando ao sul do país porque os ventos de alto níveis na atmosfera, uma circulação de alta pressão, que impedindo que nova frente fria chegue até a região, fazendo com que as chuvas fiquem mais concentradas no sudeste do país. A previsão indica que nas próximas horas o sistema deve começar a perder força, levando condições de chuvas para os três estados que compõem a região. 

O modelo Cosmo do  Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica que nas próximas 24 horas, são esperados acumulados entre 30 e 40 milímetros em todo o estado, podendo ser registradas precipitações entre 60 e 70 milímetros em alguns pontos. Segundo os mapas, as chuvas tendem a continuar em todo o Rio Grande do Sul até, pelo menos, o próximo domingo (12).  

Já na região do Matopiba as previsões continuam indicando um período sem chuvas para todos os estados. Segundo Francisco, a pausa deverá ser de no máximo 7 dias, o que não deve levar grandes problemas para o produtor. O modelo Cosmo indica, para as próximas 24 horas, chuvas para o Piauí - entre 20 e 30 mm.

No Tocantins há previsão de chuvas em todo o estado, porém em volumes mais baixos. As mesmas condições são esperadas para a Bahia. Vale lembrar, que é característico do Verão que pancadas de chuvas aconteçam ao longo do dia devido as altas temperaturas da estação. 

Veja a previsão de precipitação para todo o país nas próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet
Fonte: Inmet 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário