Chove no RS na próxima semana, mas seca deve permanecer; chuvas para Norte, CO e Nordeste

Publicado em 13/03/2020 12:14 e atualizado em 15/03/2020 18:51 4699 exibições
Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet
Mato Grosso do Sul também passa por período de seca e chuvas voltam ao Sudeste no fim de março

Podcast

Entrevista com Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet sobre a Previsão do Tempo

Download

Para o último final de semana do verão, uma massa de ar quente e seca se mantém na região sul e sudeste do país, fazendo que haja baixa condição de chuvas nos estados do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Cataria e Rio Grande do Sul.

>> Quebra na safra de soja no RS pode chegar a 50%

De acordo com informações da Climatempo, o estado de São Paulo iniciou esta sexta-feira (13) com sol forte e calor intenso. No oeste do estado, a umidade relativa do ar deve ficar muito baixa nas horas mais quentes do dia e chegar em níveis entre 21% e 30%.  Há possibilidade de pancadas de chuva para o final de semana em partes do estado, mas na Grande São Paulo isso não deve ocorrer. A instabilidade aumenta no domingo, 15 de março. 

 

precipitacao1dia-13032020  precipitacao3dia-13032020  precipitacao5dia-13032020

 

No Rio Grande do Sul, o Inmet traz um alerta para uma onda de calor que atinge o estado. Com pouca nebulosidade e quase sem chuva, o Sul do Brasil continua muito quente nesta sexta-feira, 13, e também neste fim de semana, que será o último do verão. Há uma possibilidade de recorde de calor em Porto Alegre até o domingo. Segundo o INMET, a maior temperatura na capital gaúcha este ano é de 37,8°C, no dia 17 de fevereiro. O outono começa no dia 20 de março, às 00h50.

Não há previsão de chuva para esta sexta-feira no Sul do Brasil. Toda a Região tem um dia de sol forte e o calor pode se aproximar novamente dos 40°C no Rio Grande do Sul.

No sábado, 14, o sol forte e o calor serão sentidos na maior parte do dia. Há uma possibilidade de algumas pancadas de chuva a partir da tarde na fronteira com o Uruguai, por causa da chegada de uma frente fria ao sul do estado. O calor aumenta em todo o Sul do Brasil neste dia e há chance de recorde de maior temperatura em Porto Alegre.

No domingo, sem força para vencer o ar seco e muito quente sobre o Sul do Brasil, a frente fria vai se afastando em alto-mar, na altura do litoral gaúcho. O  calorão continua na Região Sul. O sol e o tempo seco predominam. Tem previsão de pancadas de chuva para o centro-sul do Rio Grande do Sul.

Áreas de instabilidade se espalham sobre a Região Sul na segunda-feira e ocorrem pancadas de chuva em quase todas as áreas.

alerta de calor no rs

previsao-13032020

Com informações do Inmet e da Climatempo

 

Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário