Embrapa destaca estratégias para minimizar efeitos do La Niña nas culturas de Verão

Publicado em 24/09/2020 15:34 e atualizado em 24/09/2020 18:41
Gilberto Cunha - Agrometeorologista da Embrapa Trigo
Agrometeorologista da Embrapa Trigo destaca que culturas de Invernos podem ser beneficiadas pelo fenômeno em 2020

Podcast

Entrevista com Gilberto Cunha - Agrometeorologista da Embrapa Trigo, Convivendo com La Niña na agricultura

Download

LOGO nalogo

A presença do La Niña foi confirmada pelo boletim do Centro de Previsão Climática dos Estados Unidos, divulgado no dia 10 de setembro. O fenômeno geralmente está associado ao menor rendimento nos cultivos de verão, mas pode favorecer a fase final das lavouras de inverno. Problemas com chuva na colheita afetam tanto o rendimento quanto a qualidade de cereais de inverno, como trigo, cevada, aveia e outros. 

Para o agrometeorologista Gilberto Cunha, associadas ou não com La Niña, as estiagens no sul do Brasil são recorrentes. Por isso, é preciso aprender a conviver com esse fenômeno. Segundo dados da Embrapa, desde a década de 1970, mais de 14 estiagens, com maior ou menor intensidade, assolaram o sul do Brasil. “O impacto das estiagens não é sempre igual em todas as regiões. No Rio Grande do Sul, por exemplo, a metade sul e a região oeste, são propensas aos impactos mais severos devido a condições do ambiente”, explica Cunha.

Gilberto Cunha sugere que, em anos de La Niña, é preciso estabelecer estratégias para minimizar os impactos nos cultivos de verão, como escalonar as épocas de semeadura, diversificar o ciclo das cultivares e adotar práticas de manejo conservacionista.

Já para a cultura de Inverno que deve começar a colheita no próximo mês, Cunha destaca que as condições são favoráveis para qualidade e produtividade do grão, minimizando a incidência de doenças. "São os melhores anos porque as primaveras são mais secas. A sinalização de evento de La Ninã, apesar de problemas lá na frente, agora é considerada boa", comenta. 

Veja a entrevista completa no vídeo acima

Veja também: Previsão do tempo: Brasil Central volta a ficar mais quente e seco nos próximos dias

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário