HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Faixa Central do país será nova região beneficiada pelas chuvas, com bons volumes e bem distribuídas

Publicado em 04/12/2020 12:38 e atualizado em 05/12/2020 11:03
Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet
Vórtice ciclônico se desloca para o Nordeste e deixa o clima mais seco no Matopiba nos próximos dias

Podcast

Entrevista com Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet sobre a Previsão do Tempo

Download

LOGO nalogo

Segundo as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a tendência para os próximos dias é de chuvas para a faixa central do Brasil. Francisco de Assis Diniz, meteorologista do Inmet, choveu de maneira mais expressiva durante esta semana e é justamente esse sistema que deve mudar as condições do Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. 

Dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet mostram que, nos últimos cinco dias, as chuvas no Rio Grande do Sul teve acumulados entre 40 e 125 mm, sendo os maiores volumes registrados na parte oeste do estado. Em Santa Catarina, o acumulado ficou entre 40 e 60 mm. Já no Paraná, também choveu em toda área, sendo os maiores volumes registrados na região sul. 

Veja a precipitação acumulada nos últimos 5 dias em todo Brasil: 

Últimos 5 dias - Inmet - 0412
Fonte: Inmet 

 

Falando em volumes, o modelo Cosmo do Inmet, indica os maiores volumes para região oeste do Paraná nesta sexta, com acumulados que podem chegar a 60 mm em algumas áreas. Para as demais áreas do estado, a tendência é de chuva entre 20 e 30 mm. 

Para as próximas 24 horas, o Cosmo mostra chuvas intensas para o Paraná e o retorno da umidade para todo o Centro-Oeste e Sudeste do país. Francisco destaca ainda que chuvas significativas podem acontecer em áreas do Mato Grosso, entre a tarde e a noite desta sexta-feira. Os modelos mostram ainda que durante os próximos dias, um corredor de umidade será formado nessa região central do Brasil, aumentando a instabilidade em toda área. 

O especialista destacou ainda que o Vórtice ciclônico se desloca para o Nordeste e deixa o clima mais seco no Matopiba nos próximos dias. De acordo com o Cosmo, chuvas pontuais poderão ser registradas na área, mas que a tendência é que as chuvas fiquem mais expressivas para o centro do país. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet - 0412
Fonte: Inmet 

>>> Inmet: Previsão é de tempestade intensa no Paraná nesta 6ª; chuvas chegam com intensidade para o Brasil Central

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário