Próximos 10 dias de muita chuva na metade Norte do país e estiagem no oeste da região Sul, alerta Inmet
Podcast
Entrevista com Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet sobre o Previsão do Tempo
Download
As previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), para os próximos 10 dias, são de muita chuva na metade Norte do Brasil, enquanto a faixa oeste da região Sul tem previsão de estiagem.
De acordo com Francisco de Assis Diniz, meteorologista do Inmet, anteriormente os modelos indicavam a possibilidade de uma janela de colheita para o produtor na metade norte do Brasil, mas as atualizações desta segunda-feira (8) mostraram, um cenário diferente para os próximos dias. Neste início de semana, o modelo Cosmo do Inmet sinaliza chuvas significativas no Mato Grosso, pontos de Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo.
Em relação os volumes, o modelo Cosmo indica que as maiores precipitações são previstas para o Mato Grosso nesta segunda-feira (8), com acumulados entre 20mm e 30mm na região norte do estado, podendo ter pontos de chuvas isoladas com precipitação de até 60mm.Ainda no Centro-Oeste, o modelo também mantém a umidade no Mato Grosso do Sul e em Goiás.
A partir de terça-feira (9), a previsão mostra volumes ainda mais significativos para a parte norte do país. "Mesmo a chuva dando uma diminuída na precipitação, no outro dia volta a chover e não tem aparecimento do sol. Você vê que a chuva fica estacionária, não muda o padrão, não muda sistema nenhum", comenta Assis.
Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas:

A atualização do modelo GFS, divulgada nesta segunda-feira (8), também mantém a condição de chuvas para o Brasil Central nos próximos sete dias.
No período entre 8 e 16 de março, o NOAA prevê precipitação entre 70mm e 90mm para o Centro-Oeste, com exceção do Mato Grosso do Sul que deve permanecer com tempo estável no período. As mesmas condições são previstas para o Matopiba, enquanto o Sudeste pode ter precipitação de até 100mm no período.
Já no período entre 16 e 26 de março, o NOAA prevê chuvas mais intensas no Centro-Oeste, com precipitação acima dos 100mm. Mantém ainda a projeção de chuvas para o Sudeste e indica o retorno da umidade para o sul do Brasil, com precipitação entre 35mm e 40mm.
Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil:
Últimos cinco dias
Segundo dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet, os maiores volumes foram registrados no Paraná, conforme indicavam as previsões.
Choveu em todo o estado, com precipitação entre 80mm e 100mm, sendo os maiores volumes registrados na região oeste do estado. Ainda na região Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul registraram chuvas entre 30mm e 40mm no período.
No Centro-Oeste, os maiores volumes foram registrados no norte do Mato Grosso, com precipitação entre 40mm e 80mm. Mato Grosso do Sul e Goiás registraram chuvas entre 30mm e 40mm.
No Matopiba, o Maranhão recebeu os maiores volumes, com chuvas entre 40mm e 50mm no centro-norte do estado. Tocantins e Piauí registrou chuvas entre 20mm e 30mm, enquanto o oeste da Bahia manteve o tempo estável.
Já na região Sudeste, os maiores volumes de chuva foram registrados no centro-sul de São Paulo, entre 20mm e 40mm. Minas Gerais, Rio de Janeiro e centro-sul do Espírito Santo registraram chuvas entre 20mm e 30mm no período.
Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos 5 dias:
0 comentário
Área entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais tem alerta vermelho para chuvas acumuladas
Temperaturas passam a ficar mais amenas no RS a partir desse fim de semana
Frente fria reforça chuva persistente e eleva o risco no Sudeste | Previsão 06/02/2026
Inmet alerta para grande acumulado de chuva no litoral do Nordeste na próxima semana
Calor intenso eleva risco para safras gaúchas, diz EarthDaily
Temporais deixam sudeste em alerta para riscos de enchentes e deslizamentos de terra