DA REDAÇÃO: Campinas do Sul (RS) já registra perdas de 80% em lavouras de milho

Publicado em 23/12/2011 10:04 e atualizado em 23/12/2011 12:40
Safra 2011/2012: Região de Campinas do Sul (RS) já tem áreas com 100% de quebra nas lavouras de milho. Plantio de soja acontece mais tarde e, por isso, perdas são, por enquanto, de 20%. A seca também afeta as pastagens para o gado leiteiro, diminuindo a captação de leite no Estado. Alta nos preços do milho devem afetar ainda produtor de suínos e de aves na região.
As lavouras de milho na região do Grande Erechim (RS) sofrem com a falta de chuvas desde o dia 14 de novembro. Em Campinas do Sul (RS) cerca de 80% das lavouras não têm mais como se recuperar e na região a quebra é estimada entre 45% e 60% da área.

De acordo com Adelar Parmeggiani, presidente da Sincredi Norte RS e Oeste SC, em algumas localidades há perda de 100% do milho plantado e produtores já preparam o novo plantio. Já para a soja, o cenário é mais favorável, pois o plantio na região geralmente acontece mais tarde e o produtor que não adiantou seu plantio pode recuperar a área. Para a oleaginosa, a quebra é de 30%.

Há alguns dias atrás, cidades do Grande Erechim registraram precipitações que ajudaram algumas lavouras, no entanto, os dias de forte sol ainda pesam sobre o enchimento de grãos da oleaginosa.  
Para as pastagens de gado de leite, Parmeggiani esclarece que “mesmo que chova uma quantidade expressiva, a recuperação deve demorar de 30 a 40 dias.”

A quebra na safra de milho deve afetar os custos de produção para a suinocultura e avicultura no Estado. Para Parmeggiani, a retomada dos preços a altos patamares não oferece condições de trabalho para o produtor. “A Conab vem fornecendo lotes de milho na região, mas se já estava ruim para o suinocultor e avicultor pode piorar. O preço melhora para o produtor de milho, mas os custos com certeza devem subir. Muitos produtores já pediram crédito para compra de milho essa semana,” esclarece. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Ana Paula Pereira
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário