DA REDAÇÃO: Soja tem valorização em Chicago com dia positivo no mercado financeiro

Publicado em 26/01/2012 12:33 e atualizado em 26/01/2012 16:08
Grãos: Dia de preços firmes em Chicago diante da maior tranquilidade no mercado financeiro. Expectativa de que a demanda se mantenha maior que oferta atrelada à quebra de safra nos EUA e América do Sul devem sustentar mercado no médio e longo prazo.
Os fatores técnicos relacionados ao mercado financeiro positivo, combinados às notícias sobre o clima, deram suporte ao mercado da soja nesta quinta-feira (26) na Bolsa de Chicago. Na visão de Steve Cachia, analista da Cerealpar, o mercado pode até subir mais: “no meu ponto de vista, o mercado é altista para o médio prazo”, afirma.

Porém, diante do instável cenário de notícias – ora favoráveis, ora desfavoráveis – os fundos de investimentos têm preferido não arriscar demais nas commodities agrícolas. Assim, a cada alta, há grande liquidação.

Para Cachia, o ideal é que os produtores brasileiros que precisam vender aproveitem as puxadas, pois o mercado pode surpreender negativamente a qualquer momento: “pode ter um susto em função da postura do fundo de investimento”, diz. Embora as altas sejam favoráveis àqueles que sabem aproveitá-las, é sempre bom ter cautela: “a volatilidade é boa para o mercado, o que a gente não pode é ser ganancioso demais”.

O baixo volume de soja disponível no país, em função do atraso na colheita, levou alguns importadores a trocar a soja brasileira pela norte-americana. Isso tem valorizado o mercado spot.

Por outro lado, os estoques de soja do Brasil podem ficar entre 4 a 4,8 milhões de toneladas, de acordo com dados da Abiove. Assim, as perdas provocadas pelo clima não afetariam tanto o preço da oleaginosa. Para o analista, no entanto, não é possível ter essa noção exata do tamanho das perdas, “choveu recentemente, alguma coisa pode salvar”, diz.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Fernanda Cruz
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário