DA REDAÇÃO: Onda de frio no leste Europeu pode influenciar preço da soja

Publicado em 01/02/2012 12:34 e atualizado em 01/02/2012 16:04
Grãos: Frio intenso no leste europeu dá suporte às cotações em Chicago. Clima adverso em regiões produtoras, quebra de safra na América do Sul e cenário econômico europeu mais positivo devem continuar sustentando mercado para alta.
A conjugação de três fatores estaria direcionando o mercado da soja na Bolsa de Chicago. O primeiro e mais forte deles estaria ligado às perdas na safra da América do Sul. Porém, esse fator pode não ser tão marcante diante da chuva dos últimos dias e a sua diminuição na próxima semana, ajudando a melhorar o ritmo de colheita no Brasil.

Em segundo lugar, vem a euforia do mercado financeiro. E agora, um novo condicionante pode contribuir para a sustentação dos preços: o frio que atinge o leste Europeu. Com ele, as regiões produtores de trigo europeias sofreriam uma quebra de safra. Isso traria impacto para o milho e a soja, pois a falta de trigo-ração – possível substituto na alimentação animal – ajudaria na elevação dos preços da oleaginosa e do cereal.

O analista da Cerealpar, Steve Cachia, crê que o próximo relatório de oferta e demanda do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) projetará uma redução dos números. Ele explica: “ boa parte da quebra que ocorreu na América do Sul é praticamente irreversível; é verdade que, na soja,  com as recentes chuvas, alguma coisa foi salva, mas, sem dúvida nenhuma, a quebra foi grande”.

De acordo com a ACA (Associação das Cooperativas Argentinas), as estimativas para o milho são de 21 milhões de toneladas e, para a soja, de 46 a 48 milhões, uma quebra significativa. Assim, a tendência para os próximos meses é positiva, “o mercado tende a recuperar tendência altista”, prevê. Porém, devem surgir momentos de quedas fortes em função da garantia de lucros dos fundos de investimentos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Fernanda Cruz
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário