DA REDAÇÃO: Ferrugem ataca lavouras de soja no Vale do Araguaia-MT

Publicado em 08/03/2012 14:45 e atualizado em 08/03/2012 17:44
Safra 2011/2012: lavouras de soja da região do Vale do Araguaia (MT) perderão em produtividade por causa da proliferação da ferrugem asiática. Técnicos aconselham atenção redobrar e cuidados especiais na aplicação de fungicidas.
É alta a incidência de ferrugem da soja nas lavouras situadas na região do Vale do Araguaia no estado do Mato Grosso, especialmente na região de Canarana.

O fungo foi detectado primeiramente em Sinop-MT no final do mês de janeiro e, mesmo com todas as medidas adotadas para o combate da doença, esta se espalhou de forma rápida na região, como conta o presidente Sindicato Rural de Canarana, Marcos da Rosa.

"As prevenções são aplicações na hora certa e no período de carência que as empresas indicam. Mas, mesmo assim, as lavouras que estão para serem colhidas daqui para frente estão todas afetadas com perdas de produtividade", diz.  comenta.

Boi Gordo

Outra dificuldade enfrentada por produtores do Estado é desvalorização dos preços da arroba do boi gordo. De acordo com Marcos da Rosa, a pressão de baixa verificada na maior parte das praças pecuárias é ainda mais intensa no Estado diante da baixa concorrência entre frigoríficos na região. "Na região leste, 100% dos frigoríficos são JBS", ressalta.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Mariane De Luca e Marília Pozzer
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário