DA REDAÇÃO: Irrigação é solução para perdas na agricultura gaúcha devido à estiagem

Publicado em 28/03/2012 14:21 e atualizado em 28/03/2012 17:37
Irrigação: especialista avalia perdas por causa da severa estiagem no RS com impacto negativo social e econômico. Solução está na irrigação, com necessidade de investir imediatamente na construção de pivôs centrais. Governo já dá ajuda financeira, mas falta crédito diante das frequentes perdas.
O diretor superintendente da Fockink, Siegfried Kwast, fala sobre o problema que destruiu a economia gaúcha, a seca. O estado do Rio Grande do Sul é, historicamente, afetado pela estiagem – nos últimos 10 anos, foram sete secas, sendo que a deste ano teve um dos graus mais severos.  As perdas no milho ficaram acima de 70% e da soja, acima de 50%.

Segundo Kwast, a “vacina” para evitar a “doença” da seca seria um sistema de irrigação, altamente viável no Rio Grande do Sul. Isso porque a região é rica em recursos hídricos e possui uma topografia que favorece a açudagem.  Numa área de, por exemplo, 50 hectares, um açude de cinco hectares já seria suficiente.

O equipamento de irrigação, de acordo com Kwast, não é caro e pode ser pago em três ou quatro anos pelo produtor. Atualmente, o estado tem em torno de 80 mil hectares de terras equipados com pivô central, “esse número poderia pular para 1,5 milhão de hectares”, sugere. 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Fernanda Cruz
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário