DA REDAÇÃO: Realização de lucros na Bolsa de Chicago é sinal de mercado saudável, diz Pedro Dejneka

Publicado em 03/05/2012 13:45 e atualizado em 03/05/2012 16:10 533 exibições
Soja: Realização de lucros desta quinta-feira em Chicago é sinal de mercado saudável, que precisou registrar quedas após as fortes altas que passaram os US$15/Bushel. Objetivo desse mercado é racionar a demanda crescente, sobretudo devido às compras chinesas.
Apesar da realização de lucros pela soja nesta quinta-feira na Bolsa de Chicago, o analista Pedro Dejneka não acredita em mudança de tendência para o mercado. De acordo com ele, após registrar forte altas, que passaram inclusive dos US$15/Bushel, a soja precisou realizar lucros. “É um mercado saudável e todo mercado saudável precisa parar para respirar um pouco”, disse o analista. “Ele não vai subir em linha reta”, completa. 

Dejneka explica ainda que, com as últimas altas nos preços, o mercado começa a atingir o objetivo de racionar a demanda devido aos problemas nos estoques da oleaginosa. A missão era subir os preços a um patamar no qual a demanda começaria a reduzir para o curto prazo.

Mas a demanda chinesa segue muito firme e o mercado disparou em Chicago em razão da quebra na América do Sul. Isso acontece porque a safra da oleaginosa nessa região é, a cada semana, reduzida por novas estimativas. Além disso, os estoques imediatos nos Estados Unidos estão muito baixos.

A expectativa para o próximo relatório do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), na quinta-feira (10) é de uma diminuição agressiva da safra de soja. O foco das atenções, inclusive, recairá sobre a produção argentina e os estoques imediatos da oleaginosa. Quanto à área plantada, porém, o relatório que trará números mais definitivos sairá apenas no dia 30 de junho.
Por:
Mariane de Luca e Fernanda Cruz
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário