DA REDAÇÃO: Te Mexe Produtor luta por negociação de dívidas dos produtores

Publicado em 29/06/2012 14:01 e atualizado em 29/06/2012 16:10
Te Mexe, Produtor: Produtores do RS protestam contra falta de alternativas para negociação de dívidas, que se acumulam desde 2004 e aumentaram com a última estiagem. Endividamento é questão estrutural que precisa ser resolvida.
O Movimento Te Mexe Produtor, que aconteceu hoje na cidade de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul, tem como um de seus principais objetivos a negociação das dívidas dos produtores rurais, afetados pela seca no estado.

A principal reivindicação é de maiores prazos para pagamento das dívidas, para que as chuvas cheguem e a nova safra possa gerar recursos para os pagamentos."São 67 municípios que em 7 anos perderam cerca de R$ 4 bilhões com quebras de safra", diz o deputado Carlos Heinze(PP/RS), que estava presente na manifestação. "O que nós estamos buscando é um prazo para que os produtores tenham um certo conforto financeiro", revela. Para ele, a pressão dos agricultores é extremamente importante para que o crédito possa ser reestabelecido." Precisamos de um prazo maior para os produtores pagarem, mas também acesso ao crédito, senão não adianta", argumenta.

Heinze ainda revelou que conversou com a presidente Dilma Roussef, pedindo solução para a questão do endividamento." Esse é um problema estrutural que precisa ser resolvido", diz. A situação do arroz e da soja da região também foi tema da conversa entre o deputado e a presidente.

As dívidas dos produtores no Rio Grande do Sul já se acumulam desde 2004, quando houve outra grande estiagem na região.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Thaís Jorge e João Batista Olivi
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • RONEY GOMES PIRES Dourados - MS

    No Mato Grosso do Sul, também houve estiagem, e não tivemos renda suficiente para saldar os passivos de 2004 e 2005, mas até agora o governo não sinalizou nenhuma ação que possa amenizar essa pendenga, portanto não teremos acesso ao recurso anunciado no plano agrícola 2012/2013, e continuaremos no domínio dos grandes compradores, o que é lamentável.

    0