DA REDAÇÃO: Cerca de 80 milhões de caixas de laranja estão sem contrato com indústrias

Publicado em 17/07/2012 14:02 e atualizado em 17/07/2012 17:20
Laranja: Cerca de 80 milhões de caixas ainda não têm contrato com indústrias. Situação de excesso da fruta no mercado é calamitosa. Projeto de saída do suco de laranja para o setor público está entre alternativas que podem ajudar a amenizar o problema.
O excesso de oferta de laranja vem provocando uma séria crise no setor, e cerca de 80 milhões de caixas da fruta ainda estão sem contrato fechado com a indústria.

No município de Artur Nogueira, interior de São Paulo, o produtor Rodrigo Sia vai vender parte de sua produção por um centavo, como forma de protesto contra a situação. "O mercado não está consumindo e não conseguimos colocação junto às indústrias, então a gente vai doar em forma de manifestação", diz.

De acordo com Christian Lohbauer, presidente da CitrusBR, o prejuízo é parecido para milhares de produtores, e o excesso de fruta chega a ser calamitoso. "Não temos como controlar esse tipo de coisa. A indústria não tem como comprar toda essa fruta", diz.

Lohbauer acredita que as alternativas para amenizar a crise no setor passam por medidas do Governo. Entre as propostas, estão a criação de linha de crédito para as indústrias, procurando facilitar as compras. Além disso, um dos principais esforços é garantir a viabilização de um projeto de saída do suco de laranja para o setor público, que pode ajudar a desafogar o excedente da fruta.

Segundo Paulo Biasioli, presidente da Associação dos Citricultores de Limeira-SP, as ações do Governo são limitadas, e não foram anunciadas medidas com relação ao preço porque o principal problema está em estoque e demanda. "As medidas do Governo seriam paliativas. A solução seria um aumento de produção das indústrias", finaliza Biasoli.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Thaís Jorge e Kellen Severo
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário