DA REDAÇÃO: Produtores rurais de Ilhéus (BA) perdem suas terras para etnia indígena

Publicado em 09/08/2012 14:59 e atualizado em 09/08/2012 17:27
Terras indígenas: Conflito iminente em Ilhéus (BA), onde nova etnia apontada pela Funai (Tupinambas de Olivenca) ganham terras que hoje são usadas por 22 mil pequenos produtores rurais. A revolta entre a população deve redundar em ocupação do aeroporto de Ilhéus, prevista para amanhã.
Etnia criada pela FUNAI, em 2009 – Tupinambá de Olivença - ganha o direito de reaver terras em Ilhéus (BA), que hoje são ocupadas por 22 mil pequenos proprietários. Segundo o presidente da Associação de Pequenos Agricultores da cidade, Luiz Henrique Uaquim da Silva, na área de 47 mil hectares, existe 90% de agricultura familiar.

“Esse é o modelo que irá erradicar a forma e a miséria no Nordeste. E não há número de índios suficientes para ocupar as terras, então estão recrutando traficantes e formando quadrilhas para invadir as propriedades”, explicou o presidente.

Em decorrência desse cenário, cerca de 5 mil representantes das famílias irão ocupar o aeroporto de Ilhéus, nesta sexta-feira (10). O objetivo é mobilizar as autoridades para a situação dos produtores, e tentar resolver esse impasse.

“Dentro dessa mesma área temos assentamentos do INCRA, associações de negros, que conquistaram suas escrituras com o suor do rosto e os calos nas mãos. Não vamos entregar nada de graças para ninguém”, finalizou Silva.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi/ Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário