DA REDAÇÃO: Soja encerra quinta-feira (9) com altas expressivas na Bolsa de Chicago

Publicado em 09/08/2012 17:27 e atualizado em 09/08/2012 18:19
Soja: Mercado antecipa relatório de oferta e demanda do USDA e cotações têm forte alta na bolsa de Chicago. Além disso, os elevados prêmios nos portos dos EUA mostram que a demanda continua aquecida, mesmo com os atuais patamares de preços
As Commodities Agrícolas encerram em alta na Bolsa de Chicago, nesta quinta-feira (9). A oleaginosa apresentou altas expressivas e fechou o primeiro vencimento com mais de 60 pontos de ganho.

Segundo o consultor de mercado da FCStone, Glauco Monte, a expectativa do mercado em antecipar o relatório de oferta e demanda do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), que será divulgado nesta sexta-feira (10), contribuiu para essa alta.

“Se pegarmos o relatório do USDA tem feito uma revisão nos rendimentos no mês de agosto. Com isso, o mercado espera uma queda significativa dos rendimentos fazendo com as cotações dos grãos permaneçam sustentadas”, explicou Monte.

Além disso, os elevados prêmios nos portos dos Estados Unidos indicam que a demanda continua aquecida, principalmente por parte da China, mesmo com os atuais patamares de preços. A oleaginosa está sendo comercializada acima de US$ 16 por bushel.

Para Monte, o USDA irá cortar os rendimentos, resta saber quanto irá cortar e como vai ficar a demanda. “O mercado terá que ajustar a demanda, precisamos ver a que nível será ajustado para saber como ficará os estoques finais”, disse.

Já as chuvas das últimas semanas não irão amenizar a situação das lavouras de milho, que já tem perdas irreversíveis. No entanto, a soja pode apresentar alguma recuperação. “Mas qualquer nível abaixo de 40.5 de produtividade colocados no último relatório refletiria nos estoques mais baixos da história”, sinalizou Monte.

Ainda de acordo com o consultor, ainda existe a possibilidade de o mercado atingir patamares de preços jamais vistos, se realmente não haver uma redução na demanda. “Os preços são interessantes para os produtores”, finalizou.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta / Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Marcelo De Baco Viamão - RS

    Retornei dos EUA e o que vi foi muito feio. Conversando com produtores do RS que tiveram perdas na última safra de vreão,eles comentaram que enchiam a carreta na mesma altura de costume,no milho a diferença de peso foi perto de 2500Kg e no soja de 950Kg por caminhão. Isto quer dizer que o peso específico dos grãos ficou abaixo do normal. Esta realidade somente apresenta-se na hora de colher, não é possível precisar antes de colher, por isto creio que podemos ver números menores no ato da colheita dos EUA. Grande abraço a todos!

    0