DA REDAÇÃO: Chicago - mercado opera em campo misto em pregão de volatilidade

Publicado em 18/01/2013 12:25 e atualizado em 18/01/2013 15:56
Grãos: nesta sexta-feira (18) futuros da soja operam com bastante volatilidade na Bolsa de Chicago. Problemas climáticos na América do Sul e a demanda aquecida permanecem influenciando as cotações do mercado de commodities agrícolas.
Após iniciar a semana com altas expressivas os futuros da soja negociados na Bolsa de Chicago registraram bastante volatilidade nos últimos dias. Nesta sexta-feira (18), as cotações que já apresentaram baixas operam, por volta das 17h00 (horário de Brasília), em campo misto. 

Segundo o analista da New Edge, Daniel D’Ávilla, o mercado trabalha de lado haja vista que na próxima segunda-feira é feriado nos EUA. “Então, temos um final de semana prolongado, com problemas climáticos na Argentina, a boa safra brasileira, e a demanda chinesa aparecendo, tudo isso acaba impactado o mercado de certa forma”, afirma. 

A volta dos fundos de investimentos ao mercado, também influenciaram as cotações durante essa semana. Esse movimento elevou os preços em Chicago, mas encontraram um patamar de resistência de US$ 14,40 por bushel, e toda vez que o mercado chega a esse nível entra em escala de vendas e o mercado registra baixas, conforme explica D’Ávilla. Nesse cenário, a tendência é que o mercado opere com volatilidade, porém sem grandes alterações. 

Para o analista, o mercado poderia romper esse patamar de resistência com a contínua compra dos fundos de investimentos e da demanda chinesa por soja norte-americana. Até o momento, os EUA já venderam, praticamente, 90% do que o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) estimou para as exportações. 

“Ou diminuem o ritmo de embarcações, ou então, os EUA vai precisar importar soja. Os estoques continuam apertados. E quando a safra brasileira entrar no mercado terá muita soja, mas também teremos problemas de logística, e a Argentina que teria uma safra cheia começa a ter problemas”, relata D’Ávilla.

Em decorrência desse cenário, a tendência é que os preços recuem com a entrada da soja do Brasil, porém conforme a velocidade das exportações essas cotações tendem a subir novamente, segundo informa o analista. Na semana anterior, foram anunciadas pelo USDA duas vendas indicando que os exportadores têm a opção de vender a soja para a China de outra origem, que pode ser do Brasil ou da Argentina. 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Kellen Severo/ Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Liones Severo Porto Alegre - RS

    Restam apenas 3,6 milhões de tons para acabar a exportação de soja americana. A partir daí começam a exportar estoques, que somam apenas 3,67 milhões de tons. Alguém tem dúvidas que vai faltar soja para os americanos, que são grandes produtores mas também grandes consumidores ?.

    0
  • Liones Severo Porto Alegre - RS

    No passado quando os Estados Unidos precisava de soja, as tradings venderam soja para eles. Quando chegou a primeira carga, os produtores americanos não aceitaram e retalharam as tradings. Assim terminou o negócio para sempre. Duvido que alguma trading se eleja para vender soja para os americanos !!!!

    0