DA REDAÇÃO: Lavouras de milho Bt sofrem ataque de percevejo e lagarta do cartucho em Doutor Camargo (PR)

Publicado em 21/03/2013 16:00
Safra 2012/13: Lavouras plantadas com milho Bt em Doutor Camargo (PR) sofrem com ataques de percevejos e lagarta do cartucho. Perdas ficam entre 30% e 100% da área plantada e produtores realizam replantio. Aplicações de inseticidas também aumentam custos do produtor.
Lavouras de milho Bt plantadas em Doutor Camargo (PR) são atacadas por percevejos e lagarta do cartucho. Segundo o produtor rural, Ildefonso Ausec, os percevejos vieram no início do plantio e depois as lagartas apareceram no milharal. 

“O milho convencional precisa de inseticida desde o início (do cultivo), mas o Bt tem alta tecnologia, vem pronto para não usar inseticida, mas mesmo assim produtor precisou fazer até 4 aplicações”, explica Ausec. Segundo ele, mesmo com as aplicações o controle das pragas não teve êxito e perdas ficaram entre 30% e 100% em algumas propriedades.

Ainda de acordo com o produtor, o cereal que foi replantado tem desenvolvimento aquém do ideal devido ao período tardio do cultivo. “Esse (milho Bt) não compensa. Nesse preço que ele está, o custo que ele fica e a produção dele. Eu plantei milho para colher em torno de 300 sacas por alqueire, mas nessas condições ele não chega a 200 sacas por alqueire”, garante. Produtores em Doutor Camargo pagam cerca de R$30 pelo quilo de semente do milho Bt. 

Atualmente, as chuvas regulares auxiliam no controle da lagarta, mas situação pode melhorar com tempo mais quente. 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Ana Paula Pereira
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário