DA REDAÇÃO: Ferrugem nos cafezais da América Central pode afetar a produtividade das lavouras

Publicado em 17/05/2013 14:01 e atualizado em 17/05/2013 16:30
Café: Ferrugem nos cafezais na América Central pode afetar a produtividade das lavouras. Praga é devastadora e resistente aos fungicidas utilizados pelos produtores. Além disso, topografia da região é favorável à proliferação da doença, o que agrava a situação.

Nesse momento, com o café pronto para ser colhido, as cotações são derrubadas. Porém, números da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontam que irá faltar café. Na América Central, o fungo Hemileia vastatrix está atacando os cafezais e causando ferrugem, o que implica na perda de qualidade do grão. Portanto, pode até ser que haja café suficiente, mas de baixa qualidade.

De acordo com o Superintendente do Mercado Interno da Cooxupé, Lúcio Dias, esse fungo é extremamente resistente aos fungicidas e, além disso, a topografia da América Central é muito íngreme nas regiões produtoras de café como Colômbia, Salvador, Panamá, Costa Rica Nicarágua, Honduras e Guatemala. Nesses terrenos irregulares, o café é cultivado sombreado em baixo de florestas, ambiente excelente para a proliferação da ferrugem. Dias afirma que os produtores não estão conseguindo combater o fungo e que nos próximos anos, com certeza, vai haver uma grande queda na produção de café da região.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário