DA REDAÇÃO: Índios mantém invasão e proprietários da fazenda Buriti (MS) são retirados do local

Publicado em 20/05/2013 13:14 e atualizado em 20/05/2013 15:00 528 exibições
Família Bacha foi retirada da Fazenda Buriti pela Polícia Federal no último sábado (18) e está hospedada em casa de familiares na cidade de Sidrolândia (MS). Proprietária diz que situação foi terrível e questiona a estratégia de guerra utilizada pelos indígenas, pedindo por um diálogo que possa contornar melhor o impasse.

Na última semana 3 fazendas foram invadidas por índios Terena em Sidrolândia (MS). Os proprietários das fazendas entraram na justiça e conseguiram a reintegração de posse, que deveria ter acontecido no sábado às 18h. No entanto, na fazenda Buriti, uma das invadidas, a desapropriação não aconteceu. Com cerca de 500 índios ao redor da sede da propriedade, a Polícia Federal preferiu retirar os proprietários e funcionários da fazenda, alegando dessa forma evitar um conflito.

A produtora rural e proprietária da fazenda Buriti, Jussimara Bacha, disse que ela, alguns membros da família e funcionários da fazenda estavam em casa quando os índios chegaram gritando, como em uma estratégia de guerra: “Nós já resgatamos o diálogo no mundo, já sabemos conversar, então por que no Brasil, onde lutamos tanto pra resgatar o estado de direito, ainda existe essa estratégia de matar ou morrer”.

Ainda segundo Jussimara, a família foi pressionada pelos índios a saírem do local. “Eles empurravam a porta e os seguranças do lado de dentro tentavam segurar para não arrebentar”, disse a produtora rural. Os proprietários da fazenda Buriti, junto aos seus familiares e funcionários agora estão em casas de parentes na cidade de Sidrolândia.

Por:
João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário