DA REDAÇÃO: Índios mantém invasão e proprietários da fazenda Buriti (MS) são retirados do local

Publicado em 20/05/2013 13:14 e atualizado em 20/05/2013 15:00
Família Bacha foi retirada da Fazenda Buriti pela Polícia Federal no último sábado (18) e está hospedada em casa de familiares na cidade de Sidrolândia (MS). Proprietária diz que situação foi terrível e questiona a estratégia de guerra utilizada pelos indígenas, pedindo por um diálogo que possa contornar melhor o impasse.

Na última semana 3 fazendas foram invadidas por índios Terena em Sidrolândia (MS). Os proprietários das fazendas entraram na justiça e conseguiram a reintegração de posse, que deveria ter acontecido no sábado às 18h. No entanto, na fazenda Buriti, uma das invadidas, a desapropriação não aconteceu. Com cerca de 500 índios ao redor da sede da propriedade, a Polícia Federal preferiu retirar os proprietários e funcionários da fazenda, alegando dessa forma evitar um conflito.

A produtora rural e proprietária da fazenda Buriti, Jussimara Bacha, disse que ela, alguns membros da família e funcionários da fazenda estavam em casa quando os índios chegaram gritando, como em uma estratégia de guerra: “Nós já resgatamos o diálogo no mundo, já sabemos conversar, então por que no Brasil, onde lutamos tanto pra resgatar o estado de direito, ainda existe essa estratégia de matar ou morrer”.

Ainda segundo Jussimara, a família foi pressionada pelos índios a saírem do local. “Eles empurravam a porta e os seguranças do lado de dentro tentavam segurar para não arrebentar”, disse a produtora rural. Os proprietários da fazenda Buriti, junto aos seus familiares e funcionários agora estão em casas de parentes na cidade de Sidrolândia.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário