DA REDAÇÃO: Reintegração de posse dos fazendeiros de Sidrolândia (MS) é suspensa

Publicado em 21/05/2013 13:25 e atualizado em 21/05/2013 16:06
Nesta terça-feira (21), a Justiça suspendeu a reintegração de posse na Fazenda Querência São José, invadida por índios Terena em Sidrolândia (MS). Decisão abre precedentes para legitimação das invasões, diz advogado.

Em Sidrolândia (MS) 4 fazendas foram invadidas na última semana por índios Terena. No domingo (19) os proprietários da fazenda Cambará conseguiram retomar as suas terras. Porém, as fazendas Buriti e Querência São José tiveram nesta segunda-feira (20) suas ordens de reintegração de posse suspensas pelo Desembargador Federal Paulo Fontes, com a alegação de que não havia necessidade de se fazer a retirada dos índios, uma vez que eles invadiram as fazendas sem violência e entre eles há mulheres, crianças e idosos.

Segundo Newley Amarila, advogado dos produtores rurais de Sidrolândia,essa decisão preocupa não só os produtores do Mato Grosso do Sul,  mas também os produtores de todo o Brasil, já que a questão fundiária indígena está esparramada em todos os estados do país. “Essa decisão suspende o estado democrático de direito e cria dois tipos de pessoas, as que devem cumprir a lei e as que estão acima dela”.

 Em 2012, após um processo que durou dez anos, em uma sessão composta por 9 desembargadores federais, foi decidido por 6 votos a 3 que essas terras invadidas não são indígenas. Essa decisão não tem efeito suspensivo e mesmo assim não está sendo cumprida. No momento, a maior preocupação dos produtores rurais é que essa decisão possa vir a criar um foco de violência na região, já que eles não estão amparados pela justiça.

A decisão do Desembargador Paulo Fontes diz aos proprietários de terras que se sentirem prejudicados, que busquem ressarcimento em juízo. No entanto não há nenhuma especificação de como e quando esse ressarcimento será feito. Amarila afirma que os produtores rurais vão recorrer da decisão.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

5 comentários

  • luis eduardo dourados - MS

    Se realmente não houve violencia e nem destruiram as benfeitorias feitas na fazenda,porque os indios não permitem imagens do local?quem não deve não teme,de longe as ações indigenas estão sendo pacificas,cara MEIRE,não sou o desembargador,mas respondo sua pergunta,sabe quando serão ressarcidos do prejuizo pelo governo?no mesmo dia que o governo conseguir devolver a fazenda ao dono ou pagar preço de mercado por ela,em resumo:NUNCA,não existe lei,nem justiça para quem trabalha e produz,os produtores rurais são refens de vandalismo e de um governo cheio de descaso,algumas etnias são imunes as leis,lutam por direitos e justiças,porem violando os direitos alheio

    Produtores rurais abandonados

    0
  • meire soares dourados - MS

    Isso é uma grande mentira,a fazenda foi invadida com violencia sim,pois meu esposo fazia parte do quadro de funcionários da segurança,ele como todos os demais funcionários tiveram seus pertences furtados,queimados e sairam de lá só com a roupa do corpo,o fato é que nem a pf conseguiu conter os indios,pois se aquilo que lá aconteceu não é violencia,então não entendo o termo real de "violencia"os indigenas tem que lutar pelos seus direitos como todas as pessoas de bem fazem,afinal somos todos iguais ou não perante a lei?Senhor desembargador quem vai ressarcir o prejuizo que os funcionários da segurança tiveram?o governo?já que os indigenas tudo podem,então o governo deve arcar com os atos dele,milhares de brasileiros tem filhos e mulheres e nem por isso invadem propriedades alheias,eu tenho familia e nem por isso tento me apossar do que não é meu,existem meias verdades,perguntem a quem lá esteve o que realmente aconteceu,pois alguns só publicam aquilo que convem,mais esse é o BRASIL e essas suas leis

    0
  • Marcos Bezerra de Araújo Alta Floresta - MT

    Nós Produtores também temos mulheres e crianças para sustentar e temos documentos emitidos pelo estado, e aí como fica a nossa situação?

    0
  • Marcos Bezerra de Araújo Alta Floresta - MT

    Se a invasão fosse na propriedade do Desembargador, será que ele tomaria a mesma decisão?

    0
  • pedro arildo ruiz Umuarama - PR

    eh o fim da picada, estão brincando com fogo!!!

    ACORDA BRASIL.

    0