DA REDAÇÃO: Japão começará a importar carne suína de Santa Catarina

Publicado em 24/05/2013 17:56 e atualizado em 24/05/2013 19:23
Suínos: Japão deve iniciar compra do produto catarinense em no máximo 90 dias. Expectativa é de incremento de pelo menos 120 mil toneladas ao atual volume exportado pelo estado.

Indústrias de Santa Catarina começarão a exportar carne suína para o Japão.  Esse mercado já é esperado pelos produtores do estado há muitos anos e, no momento, eles estão preparados para iniciar essa nova etapa.

O Japão é um dos maiores importadores de carne suína do mundo, com cerca de 1,3 milhões de toneladas. As indústrias de Santa Catarina esperam atender a 10% desse volume. Essa importação também vai ser favorável aos demais produtores de outros estados do Brasil, uma vez que com mais carne deixando o país, o preço no mercado interno aumenta.

Em Santa Catarina são produzidos por ano cerca de 800 mil toneladas de carne suína, sendo que 200 mil são exportadas, outras 200 são consumidas e 400 mil são para o mercado interno. As 130 mil toneladas que serão exportadas para o Japão vão aumentar em 60% a exportação de carne do estado.

Segundo Losivânio de Lorenzi, Presidente da Associação Catarinense dos Criadores de Suíno (ACCS), o diferencial da carne exportada para o Japão são os cortes nobres que vão agregar valor ao produtor, aumentando a remuneração das indústrias e, consequentemente, dos produtores também.

Essa exportação catarinense para o Japão deve representar um lucro de 200 milhões de dólares para o estado. Os empresários japoneses já foram a Santa Catarina e solicitaram o que deve ser importado. Dentro de 60 a 90 dias os primeiros embarques de carne suína para o Japão devem começar.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Paula Rocha
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário