DA REDAÇÃO: Royalties - Aprosoja RS não deve entrar em acordo com Monsanto

Publicado em 24/07/2013 13:48 e atualizado em 24/07/2013 16:38
Royalties: Presidente da Aprosoja RS diz que estado do Rio Grande do Sul não entrará em acordo com a Monsanto. Ele explica que já entraram com ações judiciais e que Monsanto tem o dever de devolver os valores cobrados indevidamente pela RR1. A empresa não procurou o estado para acordo.

A Aprosoja Rio Grande do Sul (RS) não deve entrar em acordo com a Monsanto, uma vez que já existe uma ação judicial, que percorreu todos os trâmites, e a multinacional tem que pagar por meio de processos individuais os valores cobrados indevidamente pela soja RR1, cuja patente venceu em 2010.

O Presidente da Aprosoja RS, Irineu Orth, afirma que a Monsanto não os procurou para um acordo, mas mesmo que o fizesse, o acordo não seria realizado, assim como sojicultores do Mato Grosso (MT) fizeram, para receber descontos pela soja RR2 Intacta porque, segundo Irineu, esse acordo é unilateral, beneficiando apenas a Monsanto.

“O fato de que a nova tecnologia RR2 trará grandes resultados precisa ser comprovado. Muitos agricultores do RS plantaram a Intacta no último ano e tiveram resultados até menores do que as sojas convencionais, ou a RR1 ou outras variedades. Outro aspecto defendido pela RR2 é o fato dessa soja ser resistente a lagarta helicoverpa, porém já existem tecnologias para dominá-la”, diz Irineu.

O Presidente da Aprosoja RS acredita que os agricultores que já possuem o direito de serem restituídos da cobrança indevida da RR1 por meio de decisão judicial, não farão acordo deixando de receber esse valor.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Kellen Severo e Paula Rocha
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Vilson Ambrozi Chapadinha - MA

    A tecnologia bt , aplicada no milho , em nossa região foi uma catástrofe .A helicoverpa simplesmente desconheceu .Até o momento ,não apareceu ninguém dos detentores dos direitos a assumir os prejuízos .Quando por ocasião do lançamento vieram com palestras ,bonés ,churrasco, cerveja etc .Agora por enquanto o prejuízo é do produtor

    0