DA REDAÇÃO: Clima – Nova frente fria deve provocar chuvas na região Sul do Brasil na próxima semana

Publicado em 15/08/2013 13:45 e atualizado em 15/08/2013 17:03
Clima: Confira a previsão do tempo para as principais regiões produtoras do país. Acompanhe a participação de produtores com perguntas sobre o comportamento climático por todo o Brasil.

Nesta quinta-feira (15), a frente fria que estava sobre a região Sul do país avança pela costa da região Sudeste e deve chegar à Bahia nesta sexta-feira (16). A expectativa é que a massa de ar frio leve umidade ao Norte de Minas Gerais e Distrito Federal, no entanto, a possibilidade de chuvas é pequena. 

Entre as regiões Sul e Sudeste, o tempo deve permanecer firme. A sexta-feira (16) deve ser nublada entre Norte de SC até a faixa paulista em decorrência dos ventos que sopram do mar. A massa de ar polar ainda deve deixar as temperaturas mais baixas, mas amanhã já não haverá temperaturas abaixo de 5ºC na região do Sul, o que diminui o risco de novas geadas.

A tendência para os próximos dias é de precipitações na região Sul do Brasil, especialmente entre a terça e quarta-feira da próxima semana. As previsões climáticas indicam a chegada de uma nova frente fria e que deve ocasionar chuvas nos três estados da região.

A mesma frente fria deve avançar para o Sudeste, entretanto, não deve ocasionar chuvas expressivas, conforme destaca a meteorologista da Somar Meteorologia, Desirée Brandt. O mesmo deve acontecer nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e toda a área desde o Tocantins até o Acre.

Já na próxima semana, uma nova frente fria chega à região e por volta do dia 28 de agosto deve provocar precipitações volumosas entre o Norte de Rio Grande do Sul, Oeste de Santa Catarina e Paraná. Além disso, as chuvas também deverão acontecer no Sul de Mato Grosso do Sul e podem chegar a 80 mm. 

“Essa frente fria deve ser mais intensa em relação às chuvas. E vai ter mais força inclusive no interior paulista e outras áreas de MS. No entanto, não deve ser tão expressivas, as precipitações mais volumosas devem ficar concentradas na região Sul do país e no Sul de MS. Já a região central do país deve permanecer com tempo mais seco”, afirma a meteorologista. 

Barra do Mendes (BA) – Este ano, as águas do Oceano Pacífico estão mais frias do que o normal, situação que deve refletir no atraso ou irregularidade das chuvas no segundo semestre. No interior da Bahia, as chuvas de trovoadas devem começar a acontecer, somente por volta do dia 20 de setembro. A tendência é que as pancadas de chuvas se tornem mais freqüentes na segunda quinzena do mês de outubro. 

“Os produtores devem ficar de olho na previsão de temperatura do Oceano Pacífico e do Oceano Atlântico, pois o comportamento da temperatura dos dois oceanos daqui para frente será muito importante para saber o que irá acontecer com o Nordeste no próximo ano. A preocupação é passar pelo terceiro ano de poucas condições de chuvas”, alerta Desirée.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi//Desirée Brandt//Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário