DA REDAÇÃO: Preços de rações sobem com alta no mercado de grãos

Publicado em 26/08/2013 13:47 e atualizado em 26/08/2013 17:09
Rações: Vice-presidente do Sindirações lembra da frase "nunca confunda a esperança com crenças e fatos" para justificar a situação atual do mercado em relação as previsões feitas anteriormente para a safra norte-americana. Custo das rações ficam bastante elevados com alta do mercado, aumentando também o preço de animais que dependem delas, como o frango.

O cenário no início de 2013 revelava bastante otimismo para a produção de grãos, com indicadores apontando para o aumento da produtividade, que contribuiria com a reposição dos estoques comprometidos nos últimos anos. No entanto, recentemente ocorreu uma reversão nessa situação, ainda existe uma demanda mantida, mas grande parte da oferta são apenas suposições. No Brasil, a valorização do dólar impactou os custos, tanto do milho, quanto do farelo da soja, o que influencia nos preços das rações.

Segundo o Vice-presidente do Sindirações, Ariovaldo Zanni, de janeiro a julho o custo médio da ração para alimentação de frango caiu 12%, enquanto em agosto esse número já perdeu 4 pontos, chegando a 8%. Para os suínos o preço da ração havia diminuído 15% e em agosto chegou a 9%, o que reduz a rentabilidade dos produtores: “O frango respondeu mais rápido devido à dinâmica da cadeia produtiva, já o suíno também recuperou preço, mas ainda é insuficiente para capitalizar as perdas que os produtores acumularam no ano passado”.

Zanni afirma que esse é um momento deliciado, em que precisa haver controle inflacionário e todos os elos da cadeia de fornecimento, do campo até o supermercado, têm que contribuir para conseguir oferecer um produto que caiba no bolso dos brasileiros.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário