DA REDAÇÃO: Com previsão de chuvas para os próximos dias, produtores goianos iniciam plantio ainda no pó

Publicado em 02/10/2013 19:10
Safra 2013/14: Em Goiás, chuvas se aproximam e produtores começam a plantar no pó. Estado terá predominância de soja, com exceção de áreas que precisam de rotação de cultura. Preços da soja trazem recuperação às cidades prejudicadas pelos baixos preços das boiadas no interior goiano.

Com previsão de chuvas acima de 70 milímetros para os próximos dias, produtores rurais de Goiás arriscam iniciar o plantio da soja ainda no pó para garantir a janela ideal no cultivo da safrinha de milho. Em algumas regiões, as chuvas, ainda que irregulares, já ajudaram na preparação do solo para receber as sementes desta safra que prevê novo recorde em produção.

Segundo o economista e analista de mercado da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Pedro Arantes, as áreas de cultivo da soja nesta temporada devem aumento até 100 mil hectares, cerca de 5% maiores do que na última safra, por conta dos melhores preços da oleaginosa frente ao milho. 

Devido à necessidade de rotação de cultura (lavoura-pecuária), a região Médio-Norte do Estado será a única a manter seus níveis de produção para garantir a recuperação das pastagens e evitar pragas. 

E é a produção de soja que tem trazido prosperidade às populações da região Médio-Norte. Diante dos baixos preços pagos pelas boiadas, o grão trouxe renda às famílias que já planejavam abandonar o entorno do Vale do Araguaia. 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Juliana Ibanhes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário