DA REDAÇÃO: Sem referência do USDA, jornalista vai aos EUA e apura 60% da área de soja já colhida

Publicado em 14/10/2013 13:42 e atualizado em 14/10/2013 17:54
EUA: Colheita avança no Meio-Oeste e expectativa de quebra para os grãos deverá se confirmar. Repórter que esteve no Corn Belt apurou uma perda de 10% no potencial do milho americano e 5% na soja. A colheita da oleaginosa está 30% atrasada em relação à média, mas dentro do esperado. Números são menores do que as estimativas inicias, mas ainda indicam uma boa safra.

Com a paralisação do governo dos Estados Unidos em função do impasse sobre o aumento do teto da dívida fiscal do país, o mercado internacional de grãos está sem a referência oficial do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). Assim, o coordenador de agronegócios do Grupo Paranaense de Comunicação, Giovani Ferreira, foi ao Corn Belt para conferir de perto a real situação da nova safra norte-americana. 

Segundo Ferreira, apesar de condições climáticas adversas em algumas regiões, a colheita nos Estados Unidos finalmente deslanchou e a os trabalhos de campo já estão concluído em, aproximadamente, 60% da área de soja e 40% da área de milho. "Isso está dentro da média dos últimos anos, mesmo estando atrasada em relação ao ano passado", disse. 

Além da colheita, o jornalista observou ainda que há contrastes entre os índices produtividades em importantes estados produtores e, apesar de já ser confirmado um registro de quebra sobre o potencial produtivo tanto da soja quanto do milho. "No milho, a estimativa de quebra é perto de 10% e na soja, de 5%. Os EUA têm condições de colher 345 milhões de toneladas de milho e 85 milhões de soja". Inicialmente, as estimativas para o cereal eram de acima de 360 milhões de toneladas e 90 milhões de soja. 

A produtividade, até mesmo em áreas vizinhas, chega a variar até 50%, chegando a 2 mil a 5 mil quilos de soja por hectare e de 5 mil a 12 mil para o milho. "É bastante variado essa range de produtividade", diz Ferreira. Ao leste do Corn Belt, em estados como Indiana e Illinois, o jornalista pôde perceber um bom potencial de recuperação para as lavouras de soja, o que não se repetiu na porção oeste do cinturão, onde estão localizados estados como Iowa, o principal produtor. 

Para Giovani Ferreira, as atuais expectativas para a produção de ambas as culturas é bem próxima do último boletim de oferta e demanda divulgado pelo USDA, em meados de setembro. São essas expectativas, de uma produção e produtividade menores, que pressionaram as cotações significativamente nas últimas semanas. "Nós acreditamos que o USDA conseguiu precificar a safra no relatório de setembro e quando voltar á ativa seus relatórios não deverão fugir muito da última estimativa. Nós conferimos isso a campo, entrevistando produtores, traders e técnicos em um roteiro de 2 mil km no Corn Belt", disse. 

Confirmando-se esses números, Ferreira acredita que o Brasil será, realmente, o maior produtor mundial de soja, com uma expectativa de cerca de 88 milhões de toneladas a serem produzidas na temporada 2013/14. "O Brasil não só se estruturou para ser o maior produtor e exportador, como fidelizou esse mercado internacional para a soja, e é uma posição que dificilmente será tirada do Brasil", acredita o jornalista.

Ao mesmo tempo, porém, a produção brasileira de milho está bem distante das 345 milhões de toneladas norte-americanas. Assim, os EUA voltam ao mercado internacional e retomam parte do mercado de exportações, o que foi perdido no ano passado, quando sofreu uma severa quebra em função da estiagem. 

Apesar dessas boas expectativas, porém, o mercado, na opinião de Ferreira, deverá retomar uma tendência de alta dada a situação apertada dos estoques mundiais. "Os EUA colhem mas não vendem. Pelo que conseguimos apurar, nem 20% da safra de soja está vendida, apesar de metade da área estar colhida. O produtor está tirando a safra do campo e levando para o armazém, não levando para o mercado (...) e eu acredito que vai ter subir para o produtor tirar essa soja do armazém. E esse vai ser um bom momento para o produtor brasileiro realizar mais uma parte da sua produção no mercado futuro", diz. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista e Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário