DA REDAÇÃO: Em Iguatemi (MS), 2 fazendas foram invadidas por índios Kaiowá na semana passada

Publicado em 17/10/2013 13:59 e atualizado em 17/10/2013 17:21
Questão Indígena: No Mato Grosso do Sul, indígenas invadem mais duas fazendas. Propriedades estão sendo avaliadas para processo de demarcação de terras. Invasões continuam acontecendo a todo o momento, mas produtores não possuem notícias de desintrusão ou ordens da Justiça que determinem a saída dos indígenas.

Em Iguatemi (MS), no final a última semana 2 fazendas foram invadidas por índios Kaiowá e nesta quinta-feira (17) os proprietários irão se reunir com o prefeito do município e amanhã (18) com representantes da Famasul para tentar solucionar a questão.

A área invadida já está em processo demarcatório desde 2003 e a justiça determinou que os indígenas ficassem em 3 fazendas, em uma parte já demarcada da região, porém, na semana passado os índios resolveram invadir mais 2 fazendas das 14 que fazem parte do estudo.

Segundo o Presidente do Sindicato Rural de Iguatemi, Hilário Parisi, os índios estão se reunindo e aumentando a cada dia: “Mais de 100 índios já tomam apenas uma propriedade e a Polícia Federal foi ao local pedir que os indígenas recuassem, mas eles  insistem em não sair devido a falta de definição do processo demarcatório”.

Nas propriedades que foram invadidas ou que estão dentro da demarcação, os proprietários já sofrem a tanto tempo que estão dispostos a vender as terras para o governo no impasse de perder tudo. No entanto, os índios invadem as fazendas e depredam tudo, com isso, quando for ocorrer a avaliação das benfeitorias, não há mais o que se pagar.  Parisi afirma que os agricultores temem o que pode acontecer, até porque nem os mandados de reintegração de posse são cumpridos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário