DA REDAÇÃO: Decisão do STF sobre Raposa Serra do Sol não altera casos passados
Na próxima quarta-feira (23), o STF (Supremo Tribunal Federal) julga as 19 condicionantes do caso Raposa Serra do Sol. No entanto, segundo o Deputado Federal, Nilson Leitão (PSDB/MT), o que será votado amanhã (23) não resolve o problema de casos como o das famílias expulsas da gleba Suiá Missú.
Por outro lado, o que poderá ocorrer é que devido à decisão do STF, se for vetada, por exemplo, a ampliação de terras indígenas já demarcadas, como Suiá Missú ainda é um processo em tramitação, o próprio STF pode ter a sensibilidade de fazer justiça em regiões como aquela. Nilson diz que espera que esse julgamento dos embargos declaratórios do STF resolva o problema futuro, mas que também possa corrigir esse passado injustiçado.
“O que nos deixa mais entristecido é que o Congresso Nacional e o poder executivo se fazem omissos e se acovardam esperando o poder judiciário resolver um problema que é de obrigação do Congresso Nacional e do próprio executivo, levando, assim, um prejuízo para o Brasil inteiro”, afirma o Deputado Nilson Leitão.
Ainda nesta próxima quarta-feira (23), várias delegações de produtores rurais irão à Brasília para aguardar o julgamento da reserva indígena Raposa Serra do Sol, sendo que na última reunião entre parlamentares e o governo foi decidido que hoje (22) o problema das demarcações de terras indígenas seria resolvido por meio de uma portaria do Ministério da Justiça. Porém, José Eduardo Cardozo, Ministro da Justiça, mais uma vez adiou a assinatura dessa portaria. Diante disso, Nilson diz que chegou o momento da FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária) e dos movimentos do campo se organizarem para colocar um basta nesse assunto que já ultrapassou todos os limites.
0 comentário
SugarCane Global Summit debate desafios e caminhos para o futuro do setor sucroenergético
Pecuaristas encerram a semana reduzindo oferta de animais em SP; Grão , farelo e óleo de soja têm dia de queda em Chicago
Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família