DA REDAÇÃO: Programa de manejo e uso de controle biológico são necessários para evitar grandes perdas na lavoura

Publicado em 25/03/2014 14:27 e atualizado em 25/03/2014 18:28
Arroz: 30% do arroz já foi colhido, após enfrentar problemas com pouca luminosidade e chuvas e também com temperaturas elevadas. As pragas também podem ser prejudiciais, necessitando de uma atenção para o manejo.

Doenças e pragas continuam a causar prejuízos para as safras de grãos brasileiras. Mesmo com o uso de defensivos agrícolas, o combate não é 100% eficiente. Para Dirceu Gassen, gestor técnico da Cooplantio, o produtor precisa investir em programas de manejo e controle biológico para obter melhores resultados.

Uma das culturas afetadas foi o arroz, a região Sul. “Já temos 30% da safra de arroz colhida, podemos dizer que é uma safra normal, entretanto, com algumas exceções. Nós tivemos duas situações de problemas na safra de arroz. A primeira foi em novembro, na fase de germinação e estabelecimento de planta, tivemos um período prolongado de chuvas e pouca luz, e o arroz perfilhou pouco. Em janeiro, tivemos temperaturas muito elevadas durante 10 dias, situação de floração... Este ano nós perdemos a fecundação o que resultou nesses cachos de cor escura”, explica o gestor técnico.

Para a soja, Gassen afirma que a situação é positiva na região Sul. “Tudo indica que teremos uma safra boa, acima da média”. Apesar disso, as lagartas continuam sem controle, principalmente a falsa medideira. “Estamos usando doses altas de inseticidas e algumas misturas”. 

“Nós temos controle perfeito com a soja nova, com biotecnologia, entretanto, com produtos químicos, é necessário fazer uma reavaliação e considerar inimigos naturais como o percevejo, e retomar estratégias de manejo de praga” O técnico afirma que estas medidas são muito importantes para o futuro da agricultura de uma região tropical como o Brasil. “O grande desafio é estruturar um programa de manejo para evitar a seleção de populações resistentes”. 

O controle da ferrugem, por exemplo, não está sendo eficiente com o uso de inseticidas. “A rotação de cultura, por exemplo, não é uma opção, é uma necessidade. O planejamento de lavouras, a cobertura permanente do solo e a atividade biológica são necessidades para se sobreviver produzindo alimentos”, explica Gassen. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário